O livro “Orientação de Objetos com Java”, do professor Eduardo Kessler Pivetta, do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação da Universidade Federal de Santa Maria, foi lançado pela Amazon. Disponível em livro físico desde 12 de novembro e em ebook desde 31 de outubro, a obra resulta de 25 anos de ensino na graduação e na pós-graduação em diferentes instituições, bem como na experiência profissional no desenvolvimento de sistemas orientados a objetos.
A obra é indicada para disciplinas de graduação na área da Computação que tratam da orientação a objetos ou de paradigmas de programação. O livro também é uma referência para quem tem noções básicas de programação e quer aprender orientação a objetos em Java de forma mais detalhada. O texto traz exemplos de códigos implementados, testados e atualizados conforme recursos disponíveis na versão 25 da linguagem Java, lançada em setembro deste ano.
Abrangência da linguagem Java
O professor Eduardo Pivetta explica que Java “é uma linguagem de programação de alto nível, orientada a objetos, amplamente utilizada no desenvolvimento de sistemas computacionais, incluindo sistemas para a Web, dispositivos móveis, servidores e computadores pessoais”. A linguagem, que tem uma grande comunidade de desenvolvedores e usuários, é empregada em sistemas financeiros, bancários, empresariais, educacionais e de mídia. Alguns exemplos citados pelo professor do Centro de Tecnologia (CT) estão: “aplicativos para Android (primariamente escritos em Java e Kotlin), aplicativos de grandes empresas (LinkedIn, Amazon AWS, Google, Netflix, Twitter/X), sistemas financeiros internacionais (JPMorgan Chase, Bank of America, Goldman Sachs, Morgan Stanley) e nacionais (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa, BTG), e sistemas web (Amazon, eBay, Spotify, Uber e Airbnb)”. Como Pivetta conclui: “é uma das linguagens mais adotadas atualmente”.