Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Flores para Todos realiza Dia de Campo sobre Floricultura pela primeira vez em São Vicente do Sul

Atividade reuniu produtores, pesquisadores e parceiros regionais



Dia de campo foi realizado em São Vicente do Sul

Na quarta-feira (19), foi realizado o Dia de Campo sobre Floricultura para entrega dos resultados da 15ª e 16ª fases do Projeto Flores para Todos, em São Vicente do Sul (RS), município conhecido como a Terra Doce do Centro-Oeste gaúcho. O evento integrou o calendário nacional de 2025 do Flores para Todos, considerado o maior projeto inclusivo da floricultura brasileira.

A atividade ocorreu na propriedade Flores do Ibirocai, formada em 2025 durante a 15ª fase do projeto, e reuniu 45 participantes, entre produtores, extensionistas, consultores e tomadores de decisão de nove municípios do Rio Grande do Sul. Representando a UFSM, participaram três estudantes de graduação, dois estudantes de pós-graduação e o professor do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais, Nereu Augusto Streck, coordenador nacional da Equipe PhenoGlad e do Projeto Flores para Todos. Eles atuaram como palestrantes nas estações técnicas de girassol de corte e statice, flores que compõem o projeto. O engenheiro agrônomo e estudante de pós-graduação Lucas Gomes, integrante da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), de Petrolina (PE), também participou como palestrante em uma das estações técnicas.

Segundo o professor Nereu, o Dia de Campo celebrou, pela primeira vez na história de São Vicente do Sul, um evento voltado à floricultura, marcando um momento significativo para o município e para o Projeto Flores para Todos. Ele destacou ainda que a iniciativa proporcionou uma valiosa troca de experiências entre produtores já formados pelo projeto e novos produtores que aguardam ingresso nas fases previstas para 2026 e 2027.

Durante o evento, Nereu recebeu a I Comenda Ibirocai, concedida pela família da propriedade Flores do Ibirocai, profissionalizada em 2025 pelo projeto, em reconhecimento à sua liderança nacional no Flores para Todos e à contribuição para o avanço da floricultura brasileira. Desde 2018, o projeto já profissionalizou quase 500 novos produtores de flores, difundindo técnicas internacionais de produção sustentável e lucrativa.

O nome da honraria remete às Esporas do Ibirocai, tradicional peça da indumentária gaúcha reconhecida pela qualidade e associada à região da Campanha Gaúcha, próxima à fronteira com o Uruguai. As esporas se popularizaram e foram imortalizadas na música Guri, do músico tradicionalista gaúcho César Passarinho.

O Dia de Campo em São Vicente do Sul foi uma parceria da Equipe PhenoGlad da UFSM com a Emater/RS-Ascar, a Prefeitura de São Vicente do Sul e a propriedade Flores do Ibirocai.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71445

Publicações Recentes