
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), participou de uma missão estratégica de apoio à seleção de famílias para a Reforma Agrária em três municípios do Maranhão.
As ações ocorreram entre 10 e 12 de novembro, nos municípios de Aldeias Altas, Buriti e Afonso Cunha, na região de Caxias. O processo prevê contemplar cerca de 5.500 famílias a partir de 32 editais de seleção, configurando uma das maiores mobilizações já realizadas utilizando a Plataforma de Governança Territorial (PGT).
Contribuição da UFSM
A UFSM, que mantém cinco tutores contratados via TED, atuou com apoio técnico e comunicação. Entre eles, participaram da missão Regis Piovesan, tutor territorial, e Lívia Saggin, tutora de comunicação.
O apoio técnico concentrou-se na capacitação dos servidores do Incra para o uso da PGT, ferramenta digital que reúne serviços da Reforma Agrária e permite, entre outras funções, o acompanhamento e a análise documental de candidatos. O TED/UFSM também contribui para o desenvolvimento contínuo da plataforma.
Marcelo Gosch, coordenador-geral de Criação de Assentamentos e Seleção de Famílias do Incra, destacou a relevância da parceria. “A participação da UFSM foi fundamental, tirando dúvidas dos servidores em relação à PGT, principalmente na parte de análise, que é uma etapa nova do serviço de Seleção de Famílias, onde os servidores podem verificar a documentação inserida, a pontuação e as pendências geradas pela plataforma nos sistemas do Governo Federal”, afirmou.
Ações de comunicação
O suporte em comunicação também foi decisivo para ampliar a mobilização local. Foram realizadas ações de divulgação na mídia regional, além da produção de conteúdos e materiais para redes sociais e grupos de WhatsApp, com orientações voltadas aos candidatos. A equipe do TED/UFSM/Incra ainda sistematizou a experiência em formatos textual e visual, possibilitando que ações semelhantes sejam replicadas por outras Superintendências Regionais do Incra.
O coordenador reforçou a importância dessa frente de trabalho: “A gente conseguiu duas rádios locais para divulgar a seleção das famílias. Também foi produzido um material para redes sociais, com informações e orientações para os candidatos”, ressaltou.
As ações de seleção de famílias na região seguem ao longo de novembro e dezembro, com acompanhamento remoto da equipe do TED/UFSM/Incra.
Com informações da equipe de comunicação do TED/UFSM/Incra