
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio de departamentos e laboratórios do Centro de Tecnologia (CT), está atuando em um projeto estratégico de modernização da infraestrutura urbana do município de São Sepé. A iniciativa exemplifica a aplicação do conhecimento técnico-científico da Instituição em benefício do desenvolvimento regional.
No último dia 17 de novembro, uma equipe multidisciplinar do CT realizou uma visita técnica ao município para um diagnóstico detalhado de pontos com demandas específicas. A comitiva contou com a presença da professora Tatiana Cervo, docente do Departamento de Transportes e vice-diretora do Centro de Tecnologia; dos professores João Francisco Carlexo Horn (Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Sílvio Lisbôa Schuster (Departamento de Transportes); além do pós-graduando Lorenzo Chaves Pacheco (PPGECAM).
A visita marcou o início dos trabalhos para a elaboração de estudos que irão embasar três frentes de ação principais:
Qualificação de pavimentação: análise da fresa de asfalto aplicada anteriormente no município, com o objetivo de desenvolver alternativas técnicas para sua correta reutilização, garantindo pavimentos mais duráveis, seguros e economicamente viáveis;
Plano de drenagem urbana: levantamento do comportamento hidrológico em diferentes bairros, definindo soluções para prevenir alagamentos, melhorar o escoamento superficial e orientar futuros investimentos em infraestrutura;
Projeto do Parque Linear do Lajeado do Moinho: desenvolvimento de uma proposta que integra preservação ambiental, lazer, mobilidade e urbanismo. O plano segue as diretrizes do Novo Marco do Saneamento, com foco na despoluição do curso d’água e em sua revitalização como espaço público de convivência para a comunidade.

Como funciona a contratação de projetos
Parcerias como esta com São Sepé têm início com o contato da prefeitura junto aos docentes dos departamentos do Centro de Tecnologia. A partir disso, são realizadas reuniões e visitas técnicas para o completo entendimento da demanda e para a verificação da viabilidade de desenvolvimento do projeto. Após a apresentação da proposta técnica e orçamentária, o contrato é formalizado por meio de uma Fundação de Apoio, entidade responsável pela gestão administrativa e financeira.
Os recursos são distribuídos conforme as rubricas previstas, incluindo bolsas para discentes, retribuições aos profissionais, custos de ensaios laboratoriais e aquisição de insumos. Parte do valor é destinada à UFSM e outra parte é reinvestida diretamente nos laboratórios do Centro de Tecnologia, fomentando a manutenção e a atualização de sua capacidade de pesquisa e extensão. Para assegurar transparência e compatibilidade, os valores dos projetos seguem tabelas referenciais de órgãos públicos, garantindo alinhamento com as exigências legais e com a realidade de mercado.
Texto: Subdivisão de Comunicação do CT/UFSM