Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Uma década dando voz ao que o mundo cala: Gritos do Silêncio completa 10 anos de existência

Celebração do projeto de extensão e programa radiofônico teve a presença de atuais membros e ex-participantes



Evento integrou a programação da Quarta Autoral e ocorreu no Dona Maria Lounge

Na noite do dia 19 de novembro, foi realizado o evento de celebração dos 10 anos de existência do projeto de extensão Gritos do Silêncio, programa desenvolvido por alunos dos cursos de Comunicação Social da UFSM, vinculado à Rádio UniFM 107.9. A ação integrou a programação da Quarta Autoral, atividade que tem como objetivo promover a criação artística de Santa Maria, sediada no bar Dona Maria Lounge.

O encontro teve a presença de membros atuais, estudantes que já deixaram a iniciativa e egressos da Universidade que participaram do grupo durante a graduação. A comemoração foi aberta com uma fala da acadêmica de Jornalismo, Rinália Figueiredo, que destacou a importância da realização do Gritos do Silêncio. Vale destacar que o principal intuito dos episódios são dar espaço e visibilidade à pautas ignoradas pela grande mídia e torná-las acessíveis à comunidade, através do radiojornalismo.

A aluna, que ingressou na UFSM no início deste ano, conta que fazer parte do projeto reforça a sensibilidade que um comunicador precisa ter. “O Gritos me mostra que o jornalismo funciona muitas vezes como uma ponte de compromisso com o outro. Tudo o que vivo no projeto está formando a profissional que quero ser algum dia, alguém que usa a comunicação para escutar as pessoas”, afirmou Rinália.

Nas ondas da UniFM 107.9

O programa do Gritos do Silêncio vai ao ar todas às quartas-feiras, das 13h às 14h, com diferentes apresentadores e convidados. A iniciativa foi criada em 2015 pelos então acadêmicos Caline Ganbim, Dreyfus Gomes e Mayara Souto, com a mesma missão dos dias de hoje: disseminar informações acerca de movimentos sociais, minorias sociais e culturais.

Programa é vinculado à Rádio UniFM 107.9 e vai ao ar todas às quartas-feiras

Após a abertura, foi exibida uma vídeo-reportagem produzida pela estudante de Jornalismo, Camille Moraes, sobre o funcionamento da atividade e o impacto dela no desenvolvimento profissional dos discentes de Comunicação. Entre as entrevistadas estava a atual coordenadora Débora Dalla Pozza, diretora de produção das Rádios da UFSM, que também estava presente na celebração.

Na filmagem, a jornalista dá detalhes sobre os bastidores do Gritos do Silêncio e exemplifica de que forma participar do projeto auxilia o crescimento dos integrantes: “com as trocas (de ideia) com os técnicos (de áudio) e conforme a gente consegue escutar, ouvir, dar sugestões, aprimorar os temas, os entrevistados… Tudo isso vai qualificando a produção e também gerando uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos”.

A estudante Camila Castilho, que hoje é bolsista do programa, revela que sempre foi uma pessoa muito tímida e não gostava de ter os holofotes voltados para si, preferindo atuar nos bastidores. Entretanto, quando passou a se envolver mais com a iniciativa, no seu próprio tempo, teve evolução nesses quesitos. “A partir desse ano, eu comecei a trabalhar na produção geral e ir testando. Eu fazia pequenas coisas e, quando vi, estava apresentando”, enfatizou.

Rinália evidencia que, outro fator que impacta o crescimento de cada participante, é o próprio trabalho em grupo. “O que eu mais aprendi no Gritos foi o espírito de cooperação que existe na nossa equipe. Produzir um programa não é simples. Precisamos encontrar as fontes, organizar o roteiro, conciliar com outras atividades e, claro, lidar com os imprevistos. Nem sempre as coisas saem como a gente planeja, mas é justamente nessas horas que o coletivo aparece”, salientou.

Após a exibição ao vivo na Rádio UniFM 107.9, os episódios são disponibilizados pelo Spotify – clique aqui para acessar o Gritos no Cast.

Texto e fotos: Pedro Pereira, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71492

Publicações Recentes