
Na última quarta-feira (26), o projeto Flores para Todos realizou uma oficina de arte floral em Tupanciretã. Participaram do evento produtores formados na 15ª e 16ª fase do projeto dos municípios de Tupanciretã e São Vicente do Sul e extensionistas da Emater/RS-Ascar.
A oficina de buquês foi na propriedade Paraiso das Orquídeas, em Tupanciretã, e teve como objetivo ensinar os produtores do Flores para Todos e os extensionistas da Emater/RS-Ascar as técnicas profissionais internacionais de confecção de buquês.
A oficina foi ministrada pelo professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM e coordenador nacional do Flores para Todos Nereu Augusto Streck, pela aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Letícia Ferronato e pela aluna de graduação em Agronomia Andressa Pincolini, ambas integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM, que vem ajudando a levar a arte floral profissional para famílias rurais no RS através do projeto.
Segundo Nereu, a profissionalização em arte floral é a etapa mais avançada ofertada aos produtores do Flores para Todos. Produtores que já foram profissionalizados no cultivo sustentável das espécies de flores do projeto e também prospectaram e fidelizaram seus clientes têm na profissionalização com técnicas internacionais em arte floral a possibilidade real de aumentar a lucratividade no seu negócio com as flores, o setor do agronegócio brasileiro que mais cresceu na última década, segundo o professor.
Foto: Divulgação