Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM melhora posição no ranking THE América Latina 2026

Universidade sobe uma posição no Brasil e se destaca no pilar Indústria na edição 2026 do ranking



Imagem vertical, que consiste no card de divulgação da notícia.Foi divulgada nesta quarta-feira (3) a edição 2026 do ranking Times Higher Education (THE) América Latina. Neste ano, a UFSM subiu uma posição e passou a figurar como a 14ª melhor entre as universidades federais. Nesta edição, o ranking avaliou 250 universidades, sendo 81 brasileiras. Na última avaliação, eram 230 instituições no total

O THE América Latina é estruturado em cinco pilares: Ensino; Ambiente de pesquisa; Qualidade da pesquisa; Indústria; e Perspectiva internacional. Neste ano, o destaque da UFSM foi no pilar Indústria, que considera métricas relacionadas à renda proveniente de parcerias e inovação, como rendimentos e patentes. A Universidade subiu sete posições e agora ocupa a 21ª colocação no Brasil. Na América Latina, o desempenho foi ainda melhor, alcançando a 33ª posição, com avanço de 17 posições.

O Brasil lidera o ranking latino-americano, com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp) nas duas primeiras posições, respectivamente.

Sobre o ranking THE

O Times Higher Education é um dos mais respeitados e reconhecidos rankings universitários do mundo. Além da listagem global, também publica recortes regionais, como o THE Latin America University Rankings.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71557

Publicações Recentes