Está disponível à comunidade do Centro de Educação (CE), desde o início deste mês, a 1ª edição do Orçamento Participativo Online (OPO CE/UFSM 2026), para o recebimento de propostas nesta primeira etapa, que compreende o início do processo de escolha da destinação de parcela do orçamento institucional da subunidade Direção do CE. Nesta edição, está previsto o valor limite de até R$ 10.500,00 para proposta(s) prioritária(s) do primeiro semestre de 2026.
As propostas mais destacadas durante a primeira etapa (de formulário), mediante votação e de uma análise inicial de viabilidade, serão classificadas para uma segunda etapa, de consulta online ao proponentes da primeira etapa, para que seja escolhida a prioridade (área, despesa e valor) e, por fim, integrada ao planejamento financeiro da Direção do CE para a execução, de acordo com a disponibilidade de recurso.
Com um regulamento criterioso e uma metodologia contemporânea, a iniciativa vincula as propostas recebidas da comunidade aos Desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFSM) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – Agenda 2030). Além de o orçamento geral do CE já ser compartilhado há anos entre os diferentes setores/subunidades, com transparência e parceria institucional, a partir deste momento, a subunidade Direção do CE disponibiliza à comunidade acadêmica uma parte de seu próprio percentual orçamentário, de maneira a oferecer mais um instrumento de participação social e de complementação da democracia representativa.
Para a primeira etapa, que iniciou neste mês e segue até 31 de março de 2026, encontra-se disponível, no link do Orçamento Participativo no site do CE, o Formulário de Apresentação de Propostas OPO CE/UFSM 1º/2026, onde também é possível obter mais detalhes sobre a iniciativa. Na segunda etapa haverá uma votação das propostas vinculadas à área e subárea mais votadas, com programação para que ocorra no início de abril de 2026.