Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Química da UFSM consolida a participação de avaliadores estrangeiros em defesas de pós-graduação

O programa, que tem nota máxima na avaliação da CAPES, reuniu pesquisadores de reconhecimento internacional



foto colorida horizontal de uma banca de defesa, com um homem sentado em uma mesa à esquerda, a banca, com duas pessoas, em outra mesa à direita, e na parede de fundo duas telas projetadas, cada uma com um homem
Defesa de Thiago (E) reuniu Paola, Érico e, via online, pesquisadores da Itália e Colômbia

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM reafirmou sua posição de excelência internacional. No dia 21
de novembro, o programa realizou mais uma defesa de tese de doutorado conduzida integralmente em língua inglesa. O PPGQ é um dos poucos no país a manter a nota 7 na CAPES, conceito que indica desempenho equivalente aos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.

A defesa ocorreu em formato híbrido, no auditório do prédio CEPETRO (67A) e com transmissão via Google Meet. A tese, intitulada “Cavitation-assisted oxidation processes for the degradation of pharmaceuticals in water and wastewater” (“Processos oxidativos assistidos por cavitação para a degradação de fármacos em água e efluentes”), foi desenvolvida pelo doutorando Thiago Castanho Pereira, sob orientação do professor Érico Marlon de Moraes Flores, orientador do PPGQ. O estudo contou com colaboração direta de pesquisadores da Universidade de Turim (Itália).

Segundo Fábio Duarte, coordenador do PPGQ, a banca examinadora refletiu o alto nível das parcerias do PPGQ, contando com a presença de Giancarlo Cravotto (Universidade de Turim), autoridade mundial no uso de micro-ondas e ultrassom para intensificação de processos industriais, e Ricardo Torres-Palma (Universidade de Antioquia, Colômbia), um dos pesquisadores latino-americanos mais citados na área de tratamento de esgotos via processos oxidativos avançados e editor de periódicos de elevado fator de impacto.

A banca foi completada pela professora da UFSM Paola de Azevedo Mello, também pesquisadora do PPGQ, que se destaca por ter sido recentemente agraciada com o prêmio internacional PhosAgro/UNESCO/IUPAC Research Grant in Green Chemistry (2024).

Para Thiago, “defender a tese em inglês e com uma banca examinadora de grande reputação é uma honra e está em conformidade com as ações de internacionalização do PPGQ”.

O PPGQ é reconhecido como pioneiro na internacionalização de defesas de pós-graduação da UFSM. Em março de 2008, aconteceu a primeira defesa de doutorado da Universidade em língua estrangeira: Júlio Cezar Paz de Mattos, também orientado por Érico, defendeu a tese em inglês, com a participação presencial de Viliam Krivan (Universidade de Ulm, Alemanha), um dos maiores especialistas na área de análise direta de sólidos por espectrometria atômica.

Já em setembro de 2021, a doutoranda Alessandra Schneider Henn, também orientada por Érico, defendeu a primeira tese de doutorado com todo o processo conduzido, integralmente, em língua estrangeira da UFSM, com a presença de Zoltan Mester (National Research Institute, NRC, Canadá) e Frank Vanhaecke (Ghent University, Bélgica) na banca examinadora, ambos especialistas na área de análise isotópica.

Além disso, o PPGQ/UFSM foi pioneiro em realizar defesas de mestrado em inglês, sendo Vinícius Picoloto de Souza o primeiro aluno a defender em inglês, com a presença de Jan Kratzer (Czech Academy of Sciences, República Tcheca), seguido do aluno Gustavo Gohlke, com a participação de Ralph Sturgeon (National Research Institute, NRC, Canadá), ambos orientados pelo professor Érico Flores.

Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71625

Publicações Recentes