A temática da primeira prova do Vestibular e Processo Seletivo Seriado (PSS) 2026 foi revelada em uma coletiva de imprensa na tarde deste sábado (10). Neste ano, os geoparques foram o tema escolhido. De acordo com o coordenador de Tecnologia Educacional da UFSM e coordenador geral do Vestibular e do PSS, Jerônimo Tybusch, o tema permeou toda a prova. “Foi falado sobre a importância dos geoparques e a relação com a Unesco. Abordamos a importância do reconhecimento como espaços turísticos”, explicou.

A partir das 14h30min, os estudantes que finalizaram a prova já começaram a sair das salas. Eduarda Vaz Venturini tem 17 anos e veio de São Sepé para realizar o Vestibular. Para ela, a prova estava tranquila: “não achei difícil, achei mais difícil a parte de química, mas matemática estava fácil; literatura e português também. E o tema acho que ninguém esperava”.
A temática repercutiu de maneiras diferentes entre os vestibulandos. Marcelene Montenegro da Silva realizou a prova pela primeira vez. Ela busca aprovação no curso de Artes Visuais e conta que achou o tema desafiador. “Eu estava nervosa, mas no geral achei a prova tranquila e muito mais humanitária”, conta.
O professor de cursinho pré-vestibular Gabriel Nascimento esteve no campus para dar apoio aos seus alunos. Ele relata que gostou do tema da prova. “É uma área importante de ser falada, de ser retratada. É um assunto que a gente vem trabalhando dentro da sala de aula. E é importante cair no Vestibular esse assunto, porque a gente consegue ter mais espaço para tratar deste tema, no ambiente da sala de aula, não só das escolas em que a gente atua, mas também do pré-vestibular “, explica.
Nos outros campi da UFSM, as provas ocorreram dentro da normalidade, sem intercorrências. As provas seguem no domingo (10), nos turnos da manhã (a partir das 8h) e tarde (com início às 13h30min).
Texto: Ellen Schwade, estudante de Jornalismo
Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial
Edição: Lucas Casali