
O segundo dia de provas do vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS), que aborda conteúdos referentes ao segundo ano do ensino médio, teve como tema o livro. As 40 questões das diversas áreas abordam as diferentes acepções do livro, seja físico, digital ou interativo.
Além disso, as questões contemplam a relação com bibliotecas, acervos, preservação e importância da leitura, segundo o coordenador de Tecnologia Educacional da UFSM e coordenador geral do Vestibular e do PSS, Jerônimo Tybusch. A divulgação do tema foi realizada na entrevista coletiva da manhã deste domingo (11).
Abstenções na segunda prova
O índice de 34% de abstenções foi registrado na segunda prova do vestibular, um aumento de 8% em relação à abstenção da primeira prova, aplicada na tarde de sábado (10). O PSS teve abstenção de 7,35%, de acordo com informações do coordenador Jerônimo Tybusch.
Atraso no começo das provas
Devido ao intenso trânsito na entrada da UFSM, no Campus Sede, em Santa Maria, foi prorrogado o fechamento dos portões e o início da prova em 15 minutos. O novo horário, de 8h15, foi estendido para todas as demais cidades em que as provas estão sendo aplicadas. Conforme a reitora, Martha Adaime, o atraso de 15 minutos não é relevante. Ela destacou na entrevista coletiva que o importante é todos os vestibulandos iniciarem a prova no mesmo instante, tendo o mesmo tempo de prova.
Trânsito e logística
Conforme as autoridades responsáveis pelo trânsito presentes na coletiva, não houve intercorrências na manhã deste domingo. O atraso das provas foi devido ao fluxo intenso próximo às 8h, e não por mudanças no tráfego.
Aplicação da prova à tarde
Mesmo com o atraso de 15 minutos pela manhã, as provas da tarde estão confirmadas para começar às 13h30. Além das 40 questões, a prova terá redação, que poderá ser um artigo de opinião ou carta aberta.
Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Felippe Richardt
Edição: Ricardo Bonfanti