Os resultados da Avaliação Quadrienal da CAPES de 2025 reafirmam a excelência da UFSM na pós-graduação. Com um planejamento estratégico sólido e muito trabalho, a Instituição alcançou marcos históricos: 70% dos programas de pós-graduação (PPGs) já estão consolidados e o número de cursos considerados de excelência dobrou.
Dos 61 PPGs avaliados, houve um aumento de sete para 15 no número de programas de excelência (notas 6 e 7), com aumento de 11,7% para 24,6% do total, alavancado pelo número de programas nota 6 (16,4%), sendo que oito PPGs aumentaram para nota 6.
Os PPGs consolidados hoje representam cerca de 70%, com aumento no percentual de PPGs da UFSM nota 5+ de 51,7% para 67,2%. Também houve um aumento de 2% no número de PPGs nota 5 – 11 atingiram a consolidação.
Além disso, houve a redução de aproximadamente 30% no número de PPGs nota 4 e de 50% no número de PPGs nota 3.
Dos 61 programas avaliados, três não são sediados na UFSM: PROFHistória, PROFMAT e Educação em Ciências Química da Vida e Saúde.
A Avaliação Quadrienal da CAPES é o processo que analisa a qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil a cada quatro anos, atribuindo notas de 1 a 7 para cada programa com base em indicadores de desempenho, produção científica e qualificação do corpo docente. As avaliações anteriores haviam sido realizadas em 2017 e 2021.
Destaques específicos da UFSM na Avaliação Quadrienal:
-
PROFGEO – PPG novo, em Rede Nacional coordenada pela UFSM, que teve sua primeira avaliação, recebendo diretamente a nota 4;
-
PPG Matemática – PPG antigo que estava estagnado na nota 3 durante três ciclos avaliativos. Teve aumento da nota para 4, fruto de um processo de reestruturação;
-
PPG em Engenharia Civil e Ambiental – Curso resultante da fusão dos PPGs em Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, atingiu a excelência (nota 6) após um processo de fusão;
-
PPG em Agronegócios – Primeiro PPG consolidado no Campus Palmeira das Missões;
-
PPG em Educação Profissional e Tecnológica – Primeiro PPG consolidado do CTISM;
-
PPG Ciências Odontológicas – Primeiro PPG de excelência do CCS;
-
PPG em Comunicação e PPG em Filosofia – Primeiros PPGs de excelência do CCSH;
-
PPG em Agricultura de Precisão – Primeiro PPG consolidado do Colégio Politécnico.
Trabalho coletivo e planejamento estratégico
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, Cristina Nogueira, destaca que as conquistas na Avaliação Quadrienal da CAPES são resultado do trabalho de toda a comunidade acadêmica envolvida com a pós-graduação e de um planejamento estratégico de gestão desenvolvido nos últimos quatro anos.
Ela cita ações como a retomada dos seminários de autoavaliação e planejamento na pós-graduação, o primeiro edital de fomento à pos-graduação, com política de fusão de programas e inserção de jovens doutores nos PPGs, e um edital objetivando o fortalecimento e fomento dos braços de PPGs nos demais campi. Também destaca a grande captação em projetos de pesquisa, em parceria com a Proinova, assim como a captação de recursos para a extensão, com impacto social.
Artes gráficas: Daniel Michelon De Carli
