No dia 15 de janeiro, estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena Guarani Mbya (UFSM/Parfor Equidade) participaram de um encontro formativo concebido pelos professores Patrícia Ferreira, Odailso Berté e Vítor Jochims Schneider, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.
A atividade reuniu alunos da Licenciatura Guarani Mbya e dos cursos de Dança da UFSM e teve como base o projeto extensionista “De terra seus corpos”, desenvolvido entre 2018 e 2019 pelo curso de Dança – Licenciatura, em parceria com a Escola Indígena Igineo Romeu Ko’enju, da Tekoá Ko’enju, e a Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões. O projeto promoveu um processo artístico-pedagógico que resultou na remontagem e em apresentações do macroespetáculo a céu aberto “Som e Luz em Corpos”, encenação coreográfica do tradicional espetáculo de Som e Luz realizado junto às ruínas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
Durante o encontro, os professores Patrícia Ferreira e Odailso Berté, juntamente com os bailarinos egressos do curso de Dança Crystian Castro, Paula Silveira, Estela Mesquita e Luiza Pereira, integrantes do elenco original do espetáculo, compartilharam experiências relacionadas à interação entre estudantes Guarani e não indígenas em uma vivência artística e pedagógica realizada no mesmo espaço onde se desenvolveu a história missioneira. Entre os principais aprendizados destacados estão a construção de uma perspectiva crítica sobre narrativas históricas hegemônicas, a ocupação protagonista dos Mbyá-Guarani nos espaços de patrimônio cultural e o aprendizado recíproco entre diferentes culturas.
Inspiradas nessas vivências, também foram realizadas dinâmicas corporais da dança contemporânea e da dança-teatro com os estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena Guarani Mbya, no jardim interno do Centro de Educação.
Com informações e foto da Coordenação do curso Mbya Guarani Educação Intercultural Indígena