O Programa VER-SUS Vivências e Estágios no Sistema Único de Saúde (SUS) está com inscrições abertas até quarta-feira (11). Nesta edição, que será realizada de 22 de fevereiro a 1º de março, o VER-SUS oferece 40 vagas para viventes e 4 para facilitadores em Santa Maria, Silveira Martins e Júlio de Castilhos.
O VER-SUS é um programa promovido em âmbio nacional pela Associação da Rede Unida, pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Regionalmente, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) são os parceiros da realização.
A vivência em diferentes espaços do SUS integra as áreas de ensino, serviço, comunidade e participação popular, e se volta para o trabalho em equipe, a equidade e as mudanças nos modelos de atenção e gestão. O VER-SUS integra estudantes, residentes, docentes, trabalhadores, gestores da saúde e movimentos sociais em prol do fortalecimento da formação de profissionais de saúde.
Viventes e facilitadores
Durante o VER-SUS os interessados participam de imersão de sete dias corridos em lugares como unidades de saúde da família, centro de atenção psicossocial (Caps), hospitais, centros de especialidades, comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos, territórios urbanos de resistência e espaços de gestão.
As oportunidades são como viventes ou facilitadores. As 40 vagas para viventes são abertas para estudantes de qualquer curso de graduação, residentes na área da saúde e estudantes de ensino técnico na área da saúde com vínculo institucional ativo e comprovado.
Já as 4 vagas para facilitadores são para quem já atuou no VER-SUS e/ou Vivências no SUS como viventes; participou e/ou compôs organização de movimento estudantil e/ou social; participou em projeto de extensão no SUS; participação em projeto de pesquisa com articulação com o SUS, relativo à formação em saúde; e/ou que teve participação em iniciação científica ou em algum outro estágio de vivência com vínculo institucional ativo e comprovado.
Atividades na Região Centro-Oeste do RS
Nesta temporada, viventes e facilitadores na região participam de atividades de formação técnica, rodas de conversa e vivências em comunidades e serviços de saúde.
A estudante Kaísa Velloso Cassol, do cuso de Medicina na UFSM e integrante da Equipe de Trabalho Local do VER-SUS, informa que entre os locais das vivências estão as Unidades Básicas de Saúde, o Presídio Regional de Santa Maria, os Hospitais Universitário (Husm) e Regional de Santa Maria (Husm), os assentamentos do Movivento Sem Terra e a Estratégia de Saúde da Família Quilombola.
Durante toda a imersão, os participantes da região ficam alojados no Espaço Multidisciplinar de Silveira Martins da UFSM. Não há bolsa e nem auxílio transporte.
Resumo
O quê? Inscrições para a quarta edição do Programa VER-SUS Região Centro-Oeste do RS 2026, que será realizada de 22 de fevereiro a 1º de março
Quando? Até quarta (11) pelo formulário online
Vagas? 40 para viventes (estudantes de graduação, residentes em saúde, alunos de cursos técnicos em saúde) e 4 para facilitadores (quem já tenha atuado como vivente em edição anterior).
Informações? Edital, Caderno para Viventes e Caderno para Facilitadores