Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Municípios da região central do RS podem receber a Caminhada Internacional na Natureza em 2026

Os municípios podem se inscrever até o dia 10 de março, desde que atendam aos requisitos do edital



A Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e a Emater/RS-Ascar (regional Santa Maria) publicaram o edital Nº 01/2026, para inscrições de municípios interessados em sediar a Caminhada Internacional na Natureza na região central do Rio Grande do Sul no ano de 2026. As inscrições estarão abertas desta terça-feira (10) até o dia 10 de março e devem ser realizadas exclusivamente pelas prefeituras municipais da região central do estado, no âmbito da área administrativa da Emater/RS-Ascar (regional Santa Maria) e geoparques da região central, por meio de formulário oficial disponibilizado pela coordenação regional. A lista dos municípios de abrangência está disponível aqui.

Fortalecimento do turismo rural e da extensão

O edital tem como objetivo organizar, fortalecer e garantir a boa condução da Caminhada Internacional na Natureza na região central do RS, definindo normas, critérios de seleção e responsabilidades das entidades envolvidas.

A iniciativa integra o Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (Progeater), no eixo 6 (de fomento ao turismo rural), consolidando-se como uma ação estratégica de desenvolvimento territorial sustentável, valorização da agricultura familiar e dinamização econômica das comunidades rurais.

Nos últimos anos, a caminhada tem mobilizado milhares de participantes, fortalecendo circuitos curtos de comercialização, promovendo feiras locais e gerando renda para agricultores familiares, agroindústrias, artesãos e comunidades quilombolas da região.

Critérios e prioridades

Conforme o edital, terão prioridade na escolha das datas os municípios que nunca realizaram a caminhada, seguidos daqueles que não conseguiram realizar o evento por adversidades, e posteriormente, dos que já participaram em edições anteriores. Cada município poderá sediar apenas uma caminhada oficial por ano, e será permitida somente uma caminhada por mês dentro da área regional, no período de abril a novembro.

As datas disponíveis para 2026 contemplam os meses de abril a novembro, com opções específicas de sábados e domingos previamente estabelecidos no calendário oficial. A inclusão definitiva no calendário dependerá do cumprimento integral das regras do edital e da contemplação no edital de extensão, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, no respectivo ano.

Responsabilidades compartilhadas

O modelo de governança da caminhada envolve responsabilidades específicas para cada parceiro:

Municípios: garantir ambulância e equipe de saúde, transporte quando necessário, profissional de educação física, carros de apoio, sinalização, credenciamento e infraestrutura básica do evento.

Emater-RS/Ascar: definir o trajeto oficial, organizar a feira local, realizar pré-teste técnico do percurso e apoiar o cadastro no sistema Ecobooking.

UFSM: coordenar a comunicação oficial, produzir materiais institucionais, organizar inscrições e apoiar o transporte da comunidade universitária conforme disponibilidade.

Comunidade local: organizar café, almoço e feira de produtos regionais, fortalecendo a economia local.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail caminhadas.ufsm@ufsm.br. Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto (@caminhadasufsm) ou a comunidade de avisos do WhatsApp.

Texto: projeto Caminhadas Internacionais na Natureza

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71980

Publicações Recentes