A UFSM, por meio da Coordenadoria de Cultura e Arte, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), promove no próximo domingo (17) uma edição especial do Viva o Campus em comemoração aos 168 anos de Santa Maria. O evento será realizado em parceria com a Prefeitura de Santa Maria, integrando as ações do programa Prefa nos Bairros. Com atividades gratuitas e abertas à comunidade, a programação acontece no Largo do Planetário, no campus da UFSM, reunindo atrações culturais, ações de saúde, serviços, lazer, ciência, educação e entretenimento para toda a família.
As atividades iniciam-se ao meio-dia, com a vacinação contra a gripe e demais serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Santa Maria. A vacinação será destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e da educação, pessoas com comorbidades, entre outros públicos contemplados pela campanha. Já as demais atrações acontecem das 14h às 18h.
A programação artística contará com apresentações musicais de Junior Benaduce, às 15h, e da banda Onda Sul, às 17h.
Entre os parceiros já tradicionais do Viva o Campus, estão o Jardim Botânico da UFSM, com oficinas, exposições e atividades junto à natureza; o projeto Hangar Aeroespacial, com simulador de voo e oficina de minifoguetes; a Polifeira do Agricultor; a Mostra de Ciências Morfológicas; e o projeto Arte Além do Ofício, além de diversas ações de extensão universitária voltadas à educação ambiental, saúde, literatura e empreendedorismo social.
Nesta edição especial, a Prefeitura de Santa Maria leva ao campus uma ampla estrutura de serviços e atendimentos por meio do programa Prefa nos Bairros, incluindo vacinação, atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), orientações de saúde, ações de prevenção à dengue, testes rápidos, serviços voltados ao empreendedorismo, empregabilidade, educação, trânsito, defesa civil e assistência social.
O público também poderá aproveitar brinquedos infláveis, passeio de trenzinho pelo campus, exposição de veículos antigos, food trucks e a primeira edição do Esquenta Chapa, com comercialização do tradicional xis, considerado um dos símbolos gastronômicos de Santa Maria.
Além das atividades no campus da UFSM, a programação de aniversário dos 168 anos de Santa Maria contará, na manhã de domingo, com a realização da 3ª Rústica de Aniversário de Santa Maria e da Rua do Lazer, na Avenida Prefeito Evandro Behr, em Camobi. Para a realização das atividades esportivas e recreativas, haverá bloqueios temporários no trânsito da Avenida Prefeito Evandro Behr e em vias próximas ao campus durante parte da manhã e início da tarde de domingo.
3ª Rústica de Aniversário de Santa Maria
A 3ª Rústica de Aniversário de Santa Maria, em celebração aos 168 anos do Município, ocorre no domingo (17), a partir das 8h, no Bairro Camobi.
Informações sobre o serviço de retirada dos kits e trajetos podem ser encontradas no site da Prefeitura.
Bloqueios de trânsito:
– Das 7h até o término da rústica, o trânsito estará bloqueado nos dois sentidos da Avenida Prefeito Evandro Behr (Faixa Velha de Camobi), entre a Igreja do Amaral e a primeira rotatória da Avenida Roraima;
– As vias laterais da Avenida Prefeito Evandro Behr e as rótulas da Avenida Roraima permanecerão fechadas durante o trajeto dos atletas;
– A Avenida Roraima, entre a Avenida Prefeito Evandro Behr e o Arco da UFSM, terá bloqueios momentâneos;
– O monitoramento será feito por agentes da Superintendência de Trânsito da Prefeitura e do Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Rua do Lazer
Após a rústica, a população poderá utilizar a Avenida Prefeito Evandro Behr para a prática de atividades como corrida, caminhada, ciclismo, skate, patins e patinete, das 10h30min ao meio-dia. O fechamento das vias ocorre de forma temporária e devidamente sinalizada, garantindo o acesso de moradores e o atendimento de serviços indispensáveis.
Bloqueios:
– Das 10h30min ao meio-dia, na Avenida Prefeito Evandro Behr (Faixa Velha de Camobi);
– O trânsito estará bloqueado nos dois sentidos, entre a Igreja do Amaral e a primeira rotatória da Avenida Roraima;
– As vias laterais da Avenida Prefeito Evandro Behr e as rótulas da Avenida Roraima serão liberadas para o tráfego de veículo;
– O monitoramento será feito por agentes da Superintendência de Trânsito da Prefeitura e do Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Programação:
Programação artística
No Largo do Planetário:
15h – Junior Benaduce (música nativista);
17h – banda Onda Sul.
Parceiros fixos:
Jardim Botânico
14h às 18h – Visita livre ao telhado verde, ao jardim sensorial e à horta mandala, além de exposição de animais taxidermizados;
15h – Oficina de pintura botânica;
16h – Corrida na trilha.
Hangar Aeroespacial
14h às 18h – Apresentações gerais e simulador de voo;
14h30min – Oficina de minifoguetes.
Mostra Morfo
14h às 18h – Concurso Explorando a Embriologia, no prédio 19
Polifeira do Agricultor
14h às 18h, no Largo do Planetário
Arte Além do Ofício
14h às 18h, no Largo do Planetário
Projetos de Extensão da UFSM:
Escambo Solidário
14h às 18h, no Largo do Planetário
• Troca de resíduos sólidos recicláveis secos (plástico, papel, alumínio, CDs, miçangas e óleo de cozinha) por mudas de plantas, adubo orgânico, ecobags e outros produtos vinculados ao projeto;
• Resgate de pontos pelo aluno cadastrado no projeto e troca por plantas.
O Ruído Nosso de Cada Dia
14h às 18h, no Largo do Planetário
• Exposição e distribuição de materiais educativos;
• Esclarecimentos de dúvidas;
• Agendamento de avaliação auditiva no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico da UFSM.
Experiências Literárias com Bebês e Crianças Bem Pequenas
14h às 18h, no bosque em frente ao Planetário
• Promoção de leitura literária para os bem pequenos
Incubadora Social
• Feira dos empreendimentos
Outras atividades:
Associação de Veículos Antigos de Santa Maria (Avasm)
• Exposição de veículos antigos
Atividades da Prefeitura:
Chimarródromo
• Distribuição de água quente e erva-mate
Espaço institucional
• Prefeitura e UFSM
Resiliência climática e relações comunitárias/Defesa Civil
• Cadastro de alertas da Defesa Civil;
• Orientações sobre prevenção e autossalvamento.
Saúde
• Política de HIV – Trailer Testa Santa Maria;
• Política de Saúde Bucal, com a Unidade Odontológica Móvel;
• Agente de Saúde em Endemias – material demonstrativo sobre a dengue;
• Vacinação (contra a gripe);
• Atualização de cartão SUS;
• Orientação nutricional;
• Orientação sobre métodos contraceptivos;
• Verificação de consultas e exames.
Desenvolvimento social
• Campanha do Agasalho (início das doações);
• Família Acolhedora (informações);
• Centro de Referência da Mulher (informações);
• Emprega Santa Maria (divulgação de vagas de emprego).
Desenvolvimento econômico e inovação
• Sala do Empreendedor – orientações sobre abertura de microempreendimentos individuais (MEIs);
• Imembuí Microfinanças – orientações sobre microcrédito.
Gestão de pessoas/ Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
• Orientações sobre o programa Bolsa Estágio
Segurança e ordem pública
• Escolinha Itinerante de Trânsito;
• Distribuição de material educativo e informativo sobre o Maio Amarelo.
Educação
• Contação de histórias;
• Ações de educação fiscal.
Esporte/cultura/entretenimento
• Teste de velocidade de pedestres;
• Brinquedos infláveis;
• Passeio de trenzinho pelo campus.
Food trucks
• 1ª edição do Esquenta Chapa (comercialização de xis, o lanche símbolo de Santa Maria)
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria