Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta nesta quinta-feira (28) o concerto “Artistas da UFSM”

Os ingressos estão esgotados. O público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível na entrada do Centro de Convenções



Cartaz do espetáculo.Integrando as comemorações dos seus 60 anos de existência, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta nesta quinta-feira (28), às 20h, o concerto intitulado “Artistas da UFSM”, que dará destaque a professores dos cursos de Música e à sua contribuição para a cena musical da cidade e região. Além do professor e maestro Cláudio Esteves, regente do espetáculo, sobem ao palco – como solistas – os professores Sandro Cartier (ao berimbau), Fábio Saggin (na viola) e Taiur Fontana (ao piano). Na condição de regente convidado, o concerto também terá a presença do professor aposentado Enio Guerra, ex-maestro da orquestra. Contando ainda com a participação do Coral e Coro de Câmara da UFSM, o espetáculo vai celebrar o aniversário de 9 anos do Centro de Convenções, que foi inaugurado em 29 de maio de 2017. Desde então, se tornou a nova casa da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.

O concerto vai começar com uma mistura inusitada: orquestra com berimbau. Instrumento característico da cultura afro-brasileira, o berimbau será tocado por Sandro Cartier na estreia do arranjo orquestral para a sua obra “Espinha de Peixe”, que ele compôs em 2018. Criado pelo professor Sólon de Albuquerque Mendes (docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e egresso dos cursos de Música da UFSM), o arranjo tem como proposta a conexão da música de concerto às matrizes populares brasileiras, ao transpor os ritmos do maracatu para os instrumentos de corda e sopro.

Da música clássica brasileira, a orquestra, a seguir, vai transportar o público para a música clássica germânica, com a apresentação do “Concerto em Ré Maior para Viola e Orquestra”, de autoria de Franz Anton Hoffmeister. Constituído por três movimentos (Allegro, Adagio e Rondo), a obra terá como solista o professor Fábio Saggin, que vai proporcionar ao público a audição de uma peça conceituada do repertório para viola, instrumento pouco conhecido do público em geral, que – por causa do formato – é frequentemente confundido com o violino.

A atração seguinte do concerto, em um novo giro inesperado, será uma “Missa” composta por Steve Dobrogosz, que traz elementos de jazz e pop para a música de concerto. A peça é dividida em seis movimentos: Introitus, Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei. Para a execução da missa, sobem ao palco o Coral e o Coro de Câmara da UFSM, bem como o professor Taiur Fontana, que será o solista ao piano.

No ato final do espetáculo, o ex-maestro Enio Guerra volta a segurar a batuta para reger a Orquestra Sinfônica de Santa Maria. A sua história à frente do grupo começa em 1988, quando passa a dividir a regência com o seu maestro fundador, Frederico Richter. Devido à aposentadoria deste, Enio assume sozinho a direção da orquestra, cargo que ocupa até 2014. A peça escolhida para esse breve retorno à regência é “A Grande Porta de Kiev”, de Modest Mussorgsky. Trata-se do último dos 10 movimentos da suíte “Quadros de uma exposição”.

Exposição e entrada – No mesmo dia, como atração preliminar ao concerto, será aberta às 19h15min, no hall do Centro de Convenções, a exposição “Sinfonia de Diamante: 60 anos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria”. Sob a curadoria da arquivista Cristina Strohschoen, a mostra celebra a trajetória da orquestra com fotografias, programas de concerto e documentos que resgatam seis décadas de música, formação e memória cultural em Santa Maria.

As portas do auditório serão abertas poucos minutos depois, às 19h30min. O público é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível na entrada do Centro de Convenções. Os ingressos para o concerto estão esgotados; no entanto, haverá no local fila de espera, para o caso de sobrarem assentos vagos.

Este é o terceiro concerto da temporada 2026 da orquestra. A realização é da Prefeitura de Santa Maria, da Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. A produção cultural é da Plano Comunicação e Eventos, com apoio da Jeep Ram Felice. Outras informações constam nas redes sociais da orquestra (Instagram e Facebook).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-73017

Publicações Recentes