A Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFSM realiza, ao longo do mês de junho, novos encontros com centros de ensino, unidades e campi da Universidade. As atividades integram a programação anual do Programa de Inovação da UFSM, desenvolvida ao longo de 2026, com agendas mensais voltadas à aproximação entre a Proinova e a comunidade acadêmica. O primeiro encontro desta série foi no dia 2 de junho, no Centro de Tecnologia (CT), ocasião em que foi apresentada ao público a Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual. Nesta terça-feira (9), haverá dois encontros: no Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism).
A iniciativa tem como objetivo apresentar a Proinova, seus programas e possibilidades de atuação, além de promover a escuta ativa das demandas de estudantes, docentes, técnico-administrativos e pesquisadores. A proposta é fortalecer o diálogo sobre inovação, empreendedorismo, propriedade intelectual, transferência de tecnologia, incubação, apoio a projetos, InovaTec e Pulsar Incubadora.
A agenda de junho contempla encontros em diferentes espaços da UFSM, com atividades conduzidas por integrantes da Proinova e de seus programas vinculados. Em cada unidade, serão abordados temas específicos, de acordo com as áreas de atuação e as demandas locais.
Além da divulgação dos serviços e programas disponíveis, os encontros também buscam identificar necessidades, dúvidas e oportunidades de atuação conjunta, contribuindo para ampliar a cultura de inovação dentro da universidade.
Próximos encontros:
9 de junho – Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)
Programa de Inovação da UFSM – Proinova + Educação Empreendedora
Horário: 15h
Local: sala 4332 do prédio 74C
Condução: professores Daniel Bernardon e Rafael Lazzari
9 de junho – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism)
Programa de Inovação da UFSM – Núcleo de Prospecção e Valoração
Horário: 14h às 16h
Condução: Cibele Couto
11 de junho – UFSM Cachoeira do Sul
Programa de Inovação da UFSM – Educação Empreendedora
Horário: 14h às 16h
Condução: professor Rafael Lazzari
11 de junho – Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
Programa de Inovação da UFSM – Núcleo de Propriedade Intelectual
Horário: 10h às 12h
Local: Miniauditório do prédio 51
Condução: professora Letícia Cruz
16 de junho – Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Programa de Inovação da UFSM – Incubadora Tecnológica
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório do CCS
Condução: Anderson Cardozo Paim
18 de junho – UFSM Frederico Westphalen
Programa de Inovação da UFSM – Núcleo de Apoio a Projetos
Horário: 10h às 12h
Local: Sala de Inovação da UFSM/FW
Condução: professor Cesar Gabriel dos Santos
19 de junho – Centro de Ciências Rurais (CCR)
Programa de Inovação da UFSM – Proinova
Horário: 10h às 12h
Local: Sala Cláudio Mussoi, térreo do Prédio 42
Condução: professor Daniel Bernardon
19 de junho – Colégio Politécnico da UFSM
Programa de Inovação da UFSM – Núcleo de Prospecção e Valoração
Horário: 10h às 12h
Local: Colégio Politécnico da UFSM
Condução: Cibele Couto
26 de junho – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism)
Programa de Inovação da UFSM – Incubadora Tecnológica
Horário: 10h às 12h
Condução: Anderson Cardozo Paim
30 de junho – Centro de Artes e Letras (CAL)
Programa de Inovação da UFSM – Proinova
Horário: 14h às 16h
Condução: Prof. Daniel Bernardon
A participação é aberta à comunidade acadêmica das unidades envolvidas. A programação dos próximos meses será divulgada mensalmente pelos canais oficiais da Proinova.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Proinova