A UFSM retomará, no início de 2014, a sua marcante atuação no Projeto Rondon. O objetivo da universidade é participar da Operação Portal da Amazônia, que será desenvolvida de 25 de janeiro a 10 de fevereiro, no município de Aguiarnópolis (TO), na região conhecida como Bico do Papagaio. Os interessados em participar podem se inscrever de 12 a 23 de agosto.
A expectativa é que, ao todo, participem da operação aproximadamente 380 pessoas, entre estudantes e professores universitários oriundos de várias regiões do país. Conforme a proposta selecionada para a UFSM, serão desenvolvidas em Aguiarnópolis atividades nas áreas de comunicação, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.
A operação terá a duração aproximada de 17 dias. Em princípio, os dois primeiros dias serão destinados a concentração, abertura da operação, ambientação dos rondonistas, deslocamento das equipes para os municípios e instalação. Os dois últimos dias serão reservados para o encerramento da operação e o retorno às cidades de origem.
Cada equipe será composta por dez rondonistas, sendo dois professores e oito acadêmicos de cursos afins com os temas estabelecidos pelo Projeto Rondon. No caso da UFSM, a Pró-reitoria de Extensão vai receber candidaturas de alunos que preencham os seguintes requisitos:
– Já ter completado 70% do curso de graduação;
– Estar participando ou já ter participado de projeto de extensão;
– Uma carta de recomendação do coordenador do curso ou do chefe do departamento;
– Um plano de trabalho (modelo disponibilizado em www.ufsm.br/pre)
– Comprovar disponibilidade de participação nas reuniões preparatórias, por meio de declaração própria do candidato.
Sugestões para o projeto de trabalho:
Comunicação: programa de rádio (entrevistas, recados, divulgação diária das ações do Projeto Rondon); elaboração de campanhas sobre meio ambiente (preservação ambiental), turismo, alimentos e valorização de prédios históricos; localização de fontes de informação ministeriais (e-mail e sites); organização de eventos (cerimoniais, protocolos, divulgação).
Meio Ambiente: material sobre resíduos sólidos, lixeiras patrocinadas (modelos Autocad), contaminação das águas, etc.
Trabalho: organização de cooperativa para produtores rurais (legislação, modelos, exemplos de sucesso, colônia de pescadores); material específico (minicurso básico de informática e internet); apoio a cooperativa de canoeiros; comércio informal (orientação sobre higiene, boas práticas de fabricação, manuseio de alimentos, legislação sobre vigilância sanitária, visita aos estabelecimentos, transporte e acondicionamento de produtos perecíveis, combate a insetos, observação quanto à temperatura ambiente, capacitação de mão de obra apropriada).
Tecnologia e Produção: criação de um viveiro de essências nativas, aproveitamento de sementes (produção de mudas e artesanato), produção artesanal com escamas de peixes, aproveitamento de óleo de cozinha usado.
Inscrições – O período de inscrição será de 12 a 23 de agosto, no horário das 8h30min às 12h e das 14h às 16h, na Pró-reitoria de Extensão – sala 945 (9° andar) da reitoria. Para se inscrever, é necessário entregar:
– Termo de compromisso do rondonista (impresso e assinado);
– Termo de cessão de uso de imagem (impresso e assinado);
– Ficha cadastral preenchida (impressa);
– Plano de trabalho impresso;
– CD contendo os documentos acima em formato Word 97-2003 (.doc);
– O candidato que for usuário de plano de saúde particular deve apresentar cópia da carteira de acesso aos serviços de saúde;
– Declaração comprovando disponibilidade de participação nas reuniões preparatórias das quintas-feiras, das 17h às 19h;
Os modelos para estes documentos estão disponíveis na página www.ufsm.br/pre.
Mais informações podem ser obtidas na Pró-reitoria de Extensão, pelo telefone (55) 3220-8366, com Marcelo ou Andressa; ou pelo telefone (55) 3220-8394, na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, com o professor Ubiratan Tupinambá da Costa.