Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM contribui para o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município



Um grupo de professores pertencentes aos departamentos de Ciências Administrativas, Ciências Econômicas e Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está trabalhando na adequação técnica do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município, criado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm). A revisão está prevista para ser finalizada em outubro.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município é constituído por um conjunto de propostas e objetivos estratégicos capazes de atender às principais necessidades de Santa Maria. “Isso dentro de uma lógica pensada até em torno de 2030. É todo o conjunto de objetivos e propostas que vão nortear ações dentro da cidade. Isso vai ser entregue ao município, que vai decidir, logicamente, se usará ou não, mas será um conjunto de orientações que poderá ser levado em consideração”, afirma a coordenadora geral do processo de adequação técnica pelo qual a UFSM é responsável, professora Vania Medianeira Flores Costa.

A Adesm constituiu o plano em oito eixos considerados prioritários: Educação, Cultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Saúde, Segurança, Infraestrutura e Gestão Pública. Para cada um dos eixos são feitos fóruns para a discussão das propostas e objetivos que serão integrados ao documento. As reuniões acontecem uma vez por mês.

A Adesm convida membros da sociedade que tenham maiores afinidades e conhecimento específico para integrar o grupo de discussão de cada eixo. Qualquer morador de Santa Maria também pode contribuir com propostas, que serão analisadas pelo grupo. Se forem consideradas relevantes, serão integradas ao plano e depois passarão pela revisão técnica dos professores da UFSM.

Todo esse processo de discussão está sendo acompanhado por alguns docentes, técnicos administrativos e alunos da universidade. Assim, cada eixo temático tem um professor da UFSM, com experiência naquele determinado eixo, que acompanha as reuniões da Adesm. “Nós, professores, não vamos lá e definimos os objetivos, a Adesm é que conduz isso. Depois ela nos repassa, e nós reescrevemos tecnicamente, dando orientações e justificando por que não pode (ser utilizada) determinada palavra, ou alertando que aquilo está incoerente. Não somos nós que estamos sentados escrevendo, as metas são colocadas nesses fóruns pela consulta popular, nós estamos fazendo a adequação técnica”, esclarece a coordenadora Vania.

Quatro eixos já estão sendo revisados pela UFSM, o restante está sendo concluído, no momento, pela Adesm, e depois irá para adequação técnica da universidade. A UFSM deve entregar todo o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município, revisado, até outubro. Então, a Adesm encaminhará à prefeitura e às instituições que julgar importante.

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórter: Franciele Varaschini.

Edição: Ricardo Bonfanti.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-11286

Publicações Recentes