Aconteceu neste domingo (4) o encerramento do 28º Festival Internacional de Inverno da UFSM. O evento ocorreu no Theatro Treze de Maio, com entrada franca, assim como todos os concertos e apresentações que aconteceram ao longo da semana. Estiveram presentes os professores que tocaram durante o Festival, em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine.

A coordenadora do Festival e professora do Departamento de Música da Universidade, Vera Vianna, afirma que tra
zer o encerramento para Santa Maria possibilita uma maior visibilidade, conseguindo alcançar o público da Cidade Universitária. “O Festival objetiva isso, a música ao alcance de todos, uma relação mais intimista, que vem ganhando espaço local”, destaca.
Vera também diz que o Festival foi excepcional. Ela coordenou outras três edições recentemente e afirma que essa foi a maior, a que mais teve público e reuniu músicos. Desses, a maioria vem de fora do país para tocar. A professora explica que esses músicos são conhecidos ou indicados por integrantes do Departamento de Música ou amigos que estão fora do país, como é o caso do professor Milton Masciadre, da Universidade da Geórgia (EUA). Os músicos recebem um cachê e a passagem aérea para vir ao Brasil.
Para o ano que vem, Vera diz que pretende fazer um Festival de Inverno tão grande quanto o desse ano, mas ressalta que tudo depende do orçamento financeiro. “O Festival tem o tamanho do financiamento”, afirma.
Fotos: Ítalo Padilha.
Repórter: Guilherme Denardin Gabbi – acadêmico de Jornalismo.
Edição: Ricardo Bonfanti.