A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promoveu, de 27 a 29 de agosto, a segunda edição do Fórum RNP, que reuniu instituições parceiras da RNP em todo o país. Nesta edição, o Fórum teve como foco as comunidades de artes, humanidades e cultura digital e a UFSM foi convidada a participar como painelista em duas seções relacionadas à Governança de TI.
O convite veio em função do trabalho realizado nos últimos anos para implantar duas iniciativas: a elaboração e execução do PDTI e o projeto de melhoria de serviços começado pelo CAU do CPD.
Tanto o PDTI, quanto o projeto de melhoria do CAU, são parte de um esforço institucional para evoluir o nível de gestão e governança de tecnologia de informação da UFSM. O convite da RNP para apresentar os resultados deste trabalho em um painel nacional indica que, ainda que tenha dificuldades e problemas a serem resolvidos, o trabalho já está sendo reconhecido.
A gerente de relacionamento com Clientes da RNP, Beatriz Zoss, comentou sobre a participação da UFSM no Fórum: “O PDTI é um tema recorrente e de interesse comum. É importante a UFSM compartilhar o seu trabalho com outras instituições que não apenas universidades, isto contribui para melhorar a interação entre os parceiros da RNP”.
O Comitê Gestor de TI, órgão responsável pela supervisão do PDTI na UFSM, ressalta que está iniciando um novo ciclo de planejamento de TI na UFSM e é importante a participação de todos. O presidente do Comitê, Fernando Rocha, destaca: “Nos próximos meses todas as unidades serão visitadas para se fazer um inventário das necessidades de TI de cada uma delas. Este levantamento servirá de insumo para o próximo PDTI e é importante a participação e envolvimento de todos”.