Quarenta e quatro cursos superiores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram estrelados na avaliação realizada neste ano pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. Destes, 11 – um a mais do que na edição do ano passado –, obtiveram o conceito máximo, cinco estrelas. Vinte e cinco cursos ficaram com quatro, e oito, com três estrelas. A divulgação foi feita aos coordenadores dos cursos estrelados, já que o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2014 só irá circular a partir de 11 de outubro.
O curso de Ciências Contábeis é um dos considerados excelentes na UFSM. Em 2012, o curso obteve quatro estrelas, e nesta avaliação, ficou com cinco. O coordenador, Wanderlei Ghilardi, destaca alguns dos avanços. O corpo docente, por exemplo, está sendo qualificado de forma acelerada. Enquanto em 2008 havia apenas um professor doutor, hoje já são cinco, e a partir de 2014, serão nove.
O curso também conta com um Núcleo de Pesquisas em Ciências Contábeis, além de um Laboratório de Práticas Contábeis – exigência do MEC –, onde são experimentados, além das práticas de registros contábeis, muitos recursos de sistemas e softwares específicos de cada especialização da contabilidade. “O perfil de um curso muito técnico transformou-se, e hoje são preparados profissionais com outros fundamentos, mais científicos, valorizando a interdisciplinaridade e a inserção dos acadêmicos em projetos de pesquisa e extensão”, enfatiza Ghilardi.
Metodologia utilizada
Os cursos que participam da avaliação do Guia do Estudante preenchem alguns requisitos: são de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (com exceção de Pedagogia e Educação Física, consideradas apenas as licenciaturas); possuem uma turma formada há pelo menos um ano; têm uma ou mais turmas em andamento; terão turmas oferecidas no próximo processo seletivo; são presenciais.
A avaliação é feita por professores de outras instituições. Com base em um questionário preenchido pelos coordenadores e no conhecimento sobre a área, eles atribuem conceitos aos cursos que vão de excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas) e bom (três estrelas) até regular, ruim e “prefiro não opinar”. A avaliação do Guia do Estudante nos últimos cinco anos também influencia no resultado, sendo feita uma média das notas. São divulgados apenas os cursos que recebem três, quatro ou cinco estrelas.
Indicadores oficiais também atestam qualidade
O pró-reitor adjunto de Graduação, Raul Ceretta Nunes, salienta que, de maneira similar ao Guia do Estudante, cuja avaliação é centrada na resposta de professores consultados, os indicadores oficiais do Ministério da Educação (MEC) também têm atestado a crescente melhora nos cursos da UFSM.
Ele lembra que conforme o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador resultante da avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep-MEC), a UFSM vem apresentando melhora significativa nos seus cursos de graduação. Considerando-se as últimas avaliações, 13 cursos aumentaram seu conceito e apenas cinco diminuíram.
Da mesma forma, o Índice Geral de Cursos (IGC) da UFSM apresenta incremento a cada ano desde 2008, o que também indica um crescimento qualitativo geral da universidade e seus cursos.
Cursos da UFSM que conquistaram estrelas no Guia do Estudante 2013:
– 5 estrelas:
Agronomia, Arquivologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Química e Zootecnia.
– 4 estrelas:
Administração (Palmeira das Missões), Enfermagem (Palmeira das Missões), Administração, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Design, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Matemática, Medicina, Música, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Teatro.
– 3 estrelas:
Engenharia Florestal (Frederico Westphalen), Jornalismo (Frederico Westphalen), Zootecnia (Palmeira das Missões), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Meteorologia, Odontologia e Psicologia.
Repórter: Ricardo Bonfanti.