Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Representantes da UFSM participam de seminário sobre tecnologia assistiva para cegos



Uma comitiva formada por oito representantes da UFSM – entre alunos e servidores da instituição – participou em Florianópolis da 1ª edição do Seminário de Tecnologia Assistiva e Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual. O evento ocorreu nos dias 6 e 7 de setembro, no Hotel Canto da Ilha, em uma promoção da Federação Catarinense de Entidades de e para Cegos e da Associação Catarinense para Integração do Cego.

O seminário teve como objetivo discutir a respeito da cidadania e da participação da pessoa com deficiência visual na sociedade, bem como amplificar o debate a respeito das questões relacionadas à tecnologia assistiva como forma de inclusão da pessoa cega, além de externar e discutir a aplicabilidade de novas tecnologias. Neste sentido, buscou-se dar destaque à pessoa com deficiência visual, bem como às suas potencialidades, contribuindo para que se desenvolva autonomamente.

No primeiro dia do seminário, Clovis Alberto Pereira, gestor em acessibilidade e inclusão e secretário de acessibilidade da Organização Nacional de Cegos do Brasil, proferiu uma palestra sobre tecnologias assistivas e as várias vertentes relativas à acessibilidade. Pereira conceituou a tecnologia assistiva como “tudo aquilo que oferece à pessoa, com qualquer tipo de deficiência, acesso à informação, à cultura, ao direito de ir e vir”.

Segundo ele, o maior desafio para desvincular a deficiência da ideia de sinônimo de incapacidade consiste em trabalhar com as pessoas com deficiência, bem como chamar a sociedade para esse diálogo. “É a pessoa com deficiência ocupando seu papel no dia-a-dia e mostrando que ela tem um potencial e ,em contrapartida, a sociedade se preparando para receber essa pessoa com deficiência.”

A programação do evento incluía ainda palestras sobre: tecnologia assistiva no modelo social da deficiência, situação atual e perspectivas da áudio-descrição, participação das pessoas com deficiência visual nos movimentos sociais, o mundo do trabalho e as políticas afirmativas, controle social e o avanço das políticas públicas, acessibilidade na web e novos caminhos para a informática. Entre os palestrantes, estavam professores das universidades federais de Santa Catarina e do Paraná.

A comitiva da UFSM era formada por Fabiane Vanessa Breitenbach, Andressa da Silva Bobsin e Taís Marimon Barbieri, do Núcleo de Acessibilidade; pela professora Janaina Gomes, da Comissão de Acessibilidade; pelo estudante de Direito Ricardo Skrebsky Rübenich; pela professora Claudia Herte de Moraes, pesquisadora do grupo de pesquisa e extensão de Comunicação e Acessibilidade e docente de Jornalismo do campus de Frederico Westphalen; pelas acadêmicas Eduarda Wilhelm Possenti e Rubia Steffens, também do curso de Jornalismo.

Descrição das imagens (para pessoas com deficiência visual):

Foto1 – Participante do evento assina a lista de presença com o auxílio de uma régua especial para pessoas cegas

Foto 2 – Representantes do Núcleo de Acessibilidade da UFSM marcam presença no seminário

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-11845

Publicações Recentes