Cerca de treze escolas que se localizam no centro de Santa Maria recebem as provas do Processo Seletivo Único e do Processo Seletivo Seriado do Vestibular 2013. A Polícia Rodoviária Federal é a responsável pelo deslocamento das provas, que são recolhidas no prédio da Comissão Permanente de Vestibular (Coperves), no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), até as instituições da região central, sendo a Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa o último ponto.
O trabalho dos policiais que fazem as escoltas, conhecidos por batedores, é levar as provas ao seu destino, e fazer bloqueios no trânsito para que nada interfira nessa chegada. Claudir Nascimento, policial rodoviário, diz que o primeiro dia do Vestibular 2013, em 6 de dezembro, foi o mais complicado, pois o trânsito estava um pouco congestionado. No entanto, não houve atraso, e a equipe de dez batedores conseguiu realizar seu trabalho no horário correto. A média de tempo do trajeto do campus ao centro tem sido de 15 minutos.
De acordo com Nascimento, dos dez batedores, quatro são de Santa Maria, e os outros vieram de cidades como Porto Alegre e Pelotas. Esses policiais já estão acostumados com este tipo de trabalho, pois geralmente fazem a escolta de chefes de estado e ministros por todo o país. Nascimento, por exemplo, já esteve em Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), e duas vezes no Rio de Janeiro (RJ), especialmente para fazer este tipo de trabalho. No vestibular da UFSM, o policial trabalha há quase dez anos.
A equipe de batedores que está responsável pela escolta das provas do Vestibular 2013 poderia ser maior. Nascimento conta que isso não ocorreu, pois alguns policiais estão em cursos preparatórios para a Copa do Mundo, em que provavelmente terão que escoltar autoridades políticas e da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Porém, a Polícia Civil e a Brigada Militar se fazem presentes para fornecer apoio.
Fotos: Estéfany Della Flora – Acadêmica de Publicidade e Propaganda.
Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.
