A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UFSM tem buscado desenvolver um programa de modernização administrativa, visando a inserção, em 2015, de novas ferramentas de gestão e a melhoria do serviço público prestado, em todas as unidade e subunidades ligadas à Reitoria.
Durante o ano de 2014, a pró-reitoria trabalhou na elaboração do Plano de Gestão, utilizando uma metodologia envolvendo o BSC (metodologia para a definição da estratégia e gestão do desempenho) e o PMBOK (referencial para Gestão de Projetos).
O Plano de Gestão possui 22 objetivos estratégicos, distribuídos conforme a metodologia BSC e que serão aplicados utilizando as técnicas de gerenciamento de projetos PMBOK. A metodologia tem enfoque nos três pilares do gerenciamento de projetos: escopo, tempo e custo, e os principais aspectos que suportam sua aplicação são modelos de documentos, ferramentas de apoio e o software de gestão da universidade (SIE), que vai ser utilizado para controlar a execução financeira dos projetos de forma integrada.
A Proplan tem por objetivo prestar auxílio às pró-reitorias e demais unidades através do programa de modernização. Segundo o pró-reitor de Planejamento, Frank Leonardo Casado, uma das intenções do programa é fornecer o mínimo de informação necessária e equipe preparada para a elaboração de projetos das unidades. Outro importante objetivo é aprimorar a união entre orçamento e planejamento, o que representa uma inovação no setor público.
No próximo mês, a Proplan apresentará um projeto sobre o programa de modernização, em que será exposto um portfólio com projetos e programas das demais pró-reitorias.
Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor
