A partir desta terça-feira (5), a diretoria da Sedufsm, conselheiros da entidade, e professores voluntários, iniciam um corpo a corpo junto à categoria na UFSM. As reuniões que ocorreram esta semana definiram pela realização de um “Café da manhã com mobilização”, que passará até a outra terça (12), sempre a partir das 8h, pelo hall dos centros de ensino da UFSM em Santa Maria.
As atividades têm por objetivo intensificar o diálogo com professores, levando informações não somente sobre a campanha salarial dos servidores públicos federais, mas também sobre os riscos que a categoria corre a partir de decisões recentes da Câmara dos Deputados, que abriu espaço para as terceirizações no setor público, e do Supremo Tribunal (STF), que validou iniciativa de 15 anos atrás, possibilitando o uso de Organizações Sociais para a contratação de professores nas universidades federais, o que na prática pode levar à extinção do Regime Jurídico Único (RJU).
O objetivo da mobilização é também chamar os docentes para a próxima assembleia da categoria, que está sendo agendada para o dia 14 de maio, às 14h, no Auditório Sérgio Pires, campus de Santa Maria. A pauta principal dessa plenária será o indicativo de deflagração de greve na última semana de maio. A decisão favorável à greve por tempo indeterminado foi tomada em reunião do setor das federais do Andes-SN, no final de semana dos dias 25 e 26 de abril, em Brasília. Agora, cabe às bases do Sindicato Nacional se debruçar sobre essa proposta e debatê-la. Para saber mais sobre a reunião do setor das federais, leia aqui.
Agenda do “Café com mobilização”
A programação da Sedufsm nos centros de ensino acontece sempre a partir das 8h da manhã, no hall de entrada. Confira a agenda:
– 5 de maio (terça-feira): Educação – CE
– 6 de maio (quarta-feira): Tecnologia – CT
– 7 de maio (quinta-feira): Rurais – CCR
– 8 de maio (sexta-feira): Naturais e Exatas – CCNE
– 11 de maio (segunda-feira): Saúde – CCS
– 12 de maio (terça-feira): Sociais e Humanas – CCSH
Assessoria de imprensa da Sedufsm
