O vice-reitor, Paulo Bayard Dias Gonçalves, e o assessor de Assuntos Internacionais, César Augusto Finger, estiveram representando a UFSM, pela primeira vez, entre os dias 23 e 30 de maio, na Annual Conference & Expo Nafsa, em Boston, Massachusetts. O evento promovido pela Association of International Educators (Nafsa) ocorre anualmente e proporciona espaços de integração e troca de experiências entre representantes e profissionais da educação internacional. Além da UFSM, outras 14 instituições brasileiras participaram da edição deste ano que, no total, contou com a presença de universidades de mais de 100 países e cerca de 11 mil pessoas de todo o mundo.
Ao longo dos sete dias, o espaço composto por estandes expositivos proporcionou a interação e o diálogo entre várias nações sobre as experiências com a internacionalização e cooperação acadêmica, frisando a importância de o estudante buscar outras culturas, por meio de programas de intercâmbios, como estímulo para o crescimento pessoal e profissional.
Além disso, durante a conferência, palestras foram promovidas para tratar de problemáticas sociais como o analfabetismo e a educação em massa. Para proferi-las, foram convidados importantes líderes mundiais, como a paquistanesa Malala Yousafzai, que ganhou prêmio Nobel da Paz em 2014 por defender a educação feminina.
Bayard ressalta a importância de a Universidade debater essas questões e participar desse tipo de evento, uma vez que grande parte dos problemas pode ser resolvida com políticas públicas e fortes investimentos em educação.
Para ele, no mundo globalizado, um dos papeis sociais da Universidade se efetiva no momento em que os conhecimentos adquiridos por estudantes intercambistas passam a ser transmitidos de forma criativa e inovadora a favor do crescimento da sociedade. “Hoje não se pensa universidade sem se pensar internacionalização”, completa.
Nesse sentido, para se alcançar relevância no processo de internacionalização dentro das universidade, três características são apontadas como essenciais: a qualidade, a pesquisa e a língua. Segundo o vice-reitor, o Brasil, na condição de país emergente, possui fortes requisitos para ampliar sua visibilidade, principalmente na América Latina, incentivando a integração entre universidades, programas de intercâmbio e bolsas de estudo.
A UFSM, nos últimos anos, vem trabalhando com acordos e parcerias com universidades estrangeiras a fim de fomentar o intercâmbio de ideias e culturas e fortalecer o protagonismo da instituição. Um dos projetos está sendo viabilizado em conjunto com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e as universidades francesas Université, de Lorraine, e École dês Mines, de Nancy. Além desse, estão sendo firmados ainda acordos com a Universidade de McGill, do Canadá, e convênios com universidades russas, que chamam a atenção para o desenvolvimento das áreas de tecnologia.
Tainara Liesenfeld – acadêmica
de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Foto: Arquivo pessoal
Foto de capa: www.nafsa.org
