Para que as medições e as calibrações realizadas por laboratórios tenham valor tanto para pesquisa científica quanto para a extensão prestada à comunidade através de serviços, os laboratórios buscam o reconhecimento ou acreditação. Isto significa que um organismo avaliador, no caso do Brasil, o INMETRO, por exemplo, analisa as práticas e rotinas destes laboratórios e garante que estas estão consistentes com os padrões de qualidade internacionais.
Um dos padrões de qualidade mais relevantes no contexto da metrologia, a ciência das medições, é a ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Sistema de Gestão da Qualidade para laboratórios. Esta norma abrange aspectos gerenciais, como atendimento ao cliente e controle de documentação, e técnicos, como o ensaio propriamente dito. Assim, para qualificar a pesquisa, a extensão e também o ensino, se constituiu no CT o SGLab CT, que se trata de um sistema de gestão único para os laboratórios do centro.
Atualmente, quatro laboratórios estão trabalhando para a qualificação com base neste padrão: GEPOC (Grupo de Eletrônica de Potência e Controle), LMCC (Labortaório de Materiais de Construção Civil), LADIPP (Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos) e LEMA (Laboratório de Meio Ambiente). O sistema SGLab CT também está sendo construído a partir do estabelecimento de documentação, procedimentos e treinamento de pessoal para que estes quatro laboratórios e, futuramente, outros possam ser acreditados/reconhecidos.
Os trabalhos iniciaram em 2014, e o SGLab CT envolve atualmente mais de 50 pessoas do centro, incluindo professores, técnicos e estudantes de mestrado e graduação que trabalham para a construção deste Sistema de Gestão da Qualidade.