O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, escreveu artigo sobre a importância de estabelecer parcerias com os jovens de Santa Maria. O texto pode ser conferido a seguir.
Jovens e Santa Maria, parceria possível
Periodicamente, discute-se que o problema do momento em Santa Maria é a falta uma solução racional e eficiente para o encontro de jovens em locais públicos, comemorando o retorno às aulas ou a conquista de uma vaga nas universidades locais.
Apesar de ser uma situação que precisa de cuidados e atenção do poder público, não acho que este seja o grande tema da cidade. Se a abordagem for pela violência, não é possível fazer correlação com as jovens comemorações estudantis. Há muito tempo este espaço é de acolhimento e reencontro não exclusivo de estudantes tampouco de estudantes da UFSM. É, antes de tudo, um evento de jovens que venturosamente habitam Santa Maria. São 20 mil na UFSM – e muito provavelmente teremos alguns deles nos mais diferentes eventos da cidade. Usar os números favoráveis que as instituições públicas ou privadas, nos mais diferentes níveis de ensino, trazem para a cidade e orgulhar-se destes indicadores e dos seus efeitos sociais e econômicos traz consigo as responsabilidades inerentes. É dever de cidadania ter a clara compreensão dos papéis destinados aos agentes públicos de todas as esferas.
No âmbito dos seus campi e seus regulamentos, a UFSM promove o acolhimento dos seus estudantes, especialmente ao início de cada semestre, e está trabalhando, para o início de 2016, um programa ainda mais abrangente, acessível e inclusivo. Fora deles, não tem a prerrogativa de interferir nas políticas públicas do município, que tem leis que regulam as ações dos seus cidadãos e os movimentos. No entanto, reitera sua permanente disposição ao diálogo e à construção de estratégias e de ações direcionadas à comunidade como um todo, especialmente aos jovens, do centro ou da periferia. A UFSM tem sido parceira das ações culturais, sociais e educacionais que impactam no desenvolvimento do município e da região por sua iniciativa ou a convite de diversos parceiros, dentre os quais, a Prefeitura Municipal. Há uma disposição clara da UFSM em apoiar e participar de ações coletivas que favoreçam aos jovens de todas as classes sociais a conhecerem a UFSM e a cidade.
Como medida estruturante, defender a educação e a inclusão social, ainda que retórico e genérico, é uma escolha capaz de fazer evoluir. Pragmaticamente, identificar e prover espaços públicos acessíveis a esta idade irreverente, vivaz e que, também, comete lá seus excessos, pode ser um bom caminho emergencial. Reunir todos os jovens nos arredores da UFSM, como já sugerido, não é a solução. Simploriamente, estaríamos transferindo a discussão sobre segurança, violência, álcool, drogas, padrões, condutas, convivência e sociedade para um local pretensamente ermo e invisível. Afastar os jovens do convívio com a cidade afasta-os da discussão e das soluções para os mais diferentes conflitos e problemas da sua cidade, blinda confortavelmente os agentes públicos, a família, os educadores e tantos quantos poderiam contribuir para a construção de uma sociedade melhor a partir do enfrentamento reflexivo das suas “mazelas“.
Há a necessidade de recuperação de políticas e espaços de cultura e lazer existentes em Santa Maria, a partir de investimentos na sua ampliação, segurança e acesso. Os movimentos de massa tendem a acontecer na direção e na dimensão dos atrativos proporcionados. As instituições, como reflexo da sociedade, procuram responder às lições e demandas de consequência na direção da redução de danos, de segurança e de prevenção. É necessário pro atividade. Nesse sentido, a UFSM vem se constituindo, a partir do Viva o Campus e de outras ações, no principal espaço público da região e na instituição que mais promove inclusão no interior do RS.
Investimento nos jovens assegura um futuro para uma sociedade santa-mariense e brasileira equilibrada e humanizada. Jovens e Santa Maria sempre serão parceiros na construção de um mundo melhor para todos.
PAULO AFONSO BURMANN
REITOR DA UFSM