Nesta terça-feira (1º), aconteceu no Salão Imembuí, no 2º andar da Reitoria, a apresentação do Programa Visibilidade, da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), e o lançamento da primeira edição da revista jornalística Extenda e de programetes de rádio e televisão, organizados pela PRE.
Estruturado durante o segundo semestre de 2014 e implementado em março deste ano, o Programa Visibilidade objetiva divulgar as iniciativas de interação entre a Universidade e comunidades interna e externa, idealizadas através de projetos de extensão. Para tanto, utiliza-se de diferentes veículos e produtos, como revistas, programas de TV e de rádio.
Atualmente, são organizadas duas revistas com diferentes focos. Uma delas é a revista Experiência, a qual teve sua primeira edição publicada em julho. É voltada para a publicação de artigos científicos e relatos de experiências sobre extensão, sendo aberta para qualquer pessoa interessada, de qualquer universidade.
A outra é a revista Extenda, lançada hoje. Trata-se de uma revista jornalística, com periodicidade semestral, voltada principalmente para a comunidade externa. Desta forma, além de divulgar os projetos de extensão organizados pela UFSM, mostrará os resultados que os mesmos obtiveram em conjunto com as comunidades. As reportagens e fotografias da Extenda serão organizadas pelos alunos bolsistas do curso de Jornalismo do Cesnors Frederico Westphalen.
Na ocasião, também foram lançadas duas séries de programas de televisão, que serão apresentadas pela TV Campus, sendo uma delas no final deste ano. Também serão organizados dez programetes de rádio sobre extensão, os quais serão disponibilizados para as rádios da região.
O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, que acompanhou o lançamento, destacou a importância da divulgação dos projetos de extensão de forma transparente e clara, para que a comunidade, que é a grande protagonista, conheça os resultados. Afirmou, ainda, que a divulgação idealizada em diferentes veículos será positiva para a melhora dos projetos, afinal, as comunidades interna e externa poderão avaliá-los.
O Programa Visibilidade é mais uma iniciativa Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, a qual é responsável por fomentar o desenvolvimento local e regional, estimulando a cidadania por meio das diversas competências e áreas do conhecimento existentes na Universidade. Incentiva, portanto, a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de atividades de extensão, como programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, publicações, entre outros.
“A extensão é uma via de mão dupla: a Universidade ganha e a comunidade ganha também”, afirma o coordenador do Programa Visibilidade, Reges Schwaab.
Também participaram da solenidade de lançamento o vice-reitor, Paulo Bayard Dias Gonçalves, a pró-reitora de Extensão, Teresinha Heck Weiller, servidores docentes e técnico-administrativos, alunos e comunidade externa.
Texto e fotos: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de
Notícias


