De quarta (2) a sexta-feira (4) da semana passada, um grupo de alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM participou da conferência “Jornadas Argentinas de Geotecnologías 2015”, realizado pelo Departamento de Geologia na Universidade Nacional de San Luis, Argentina.
Elaborada a partir da necessidade de ter um espaço que permite a troca de experiências para a comunidade acadêmico-científica da área de geoinformação, a conferência foi composta por apresentações de trabalhos, painéis e fóruns de discussões.
Geotecnologias incluem genericamente o uso multidisciplinar de ferramentas para gerenciar e analisar dados geográficos ou espaciais, que vão desde a pesquisa e proteção dos recursos naturais e do meio ambiente, segurança, saúde, comunicações e até mesmo pesquisa de mercado. As ferramentas geotecnológicas também são particularmente úteis para o planejamento territorial, o monitoramento e estudo de catástrofes naturais, como inundações, erosão, deslizamentos de terra, terremotos, tsunamis, entre outros.
Mais informações sobre o evento no site.
Assessoria de Comunicação do CCNE
Foto: divulgação
