A Liga Acadêmica de Neurociências (Neuroliga) da UFSM, um projeto de extensão do Centro de Ciências da Saúde, vai aderir à Campanha Nacional de Combate ao AVC, de 24 de outubro a 1º de novembro, abrangendo o Dia Mundial do AVC (29 de outubro).
Esse ano, a Neuroliga da UFSM associa-se à Rede Nacional do AVC, e estará na Praça Saldanha Marinho, no dia 31 de outubro, das 9h às 15h, promovendo ações em saúde coletiva de combate e prevenção ao AVC.
A campanha é de grande importância, já que o AVC é a principal causa de incapacidade no mundo. A cada cinco minutos, um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano. Estima-se que 17 milhões de AVCs afetem as pessoas em todo o mundo, causando mudanças imediatas e devastadoras na vida daqueles que sofrem o AVC e das pessoas mais próximas a eles.
A Campanha Mundial de AVC trabalha para aumentar a conscientização da população, aumentar a prevenção do AVC e melhorar o tratamento e a reabilitação para tornar a vida melhor para os sobreviventes desta doença.