Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Gincana cultural do Ctism instiga alunos na busca por uma cidade melhor



Muito mais que uma escola de nível médio, técnico e superior, o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) é uma instituição que visa promover o desenvolvimento humano e cidadão dos seus alunos. Com esse pensamento, anualmente é realizada a gincana cultural do Ctism, que nesse ano ocorre em dois dias. A primeira etapa já aconteceu em 3 de outubro, e a segunda fase será no dia 7 de novembro. O tema da gincana desse ano é “IDH – É possível melhorar o IDH de sua cidade?”

A comissão organizadora da gincana cultural quis que a edição de 2015 fosse um pouco diferente. Baseada em mostras que ocorrem em outras instituições, a intenção foi ampliar a ideia de somente conhecer os diversos países do mundo. O objetivo aqui é maior: que, além de ter informações sobre as nações mais desenvolvidas do mundo, os estudantes do Ctism tomem seus melhores aspectos como exemplo para desenvolverem projetos para colaborar com o desenvolvimento de Santa Maria.

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é constituído de três pilares básicos: saúde, educação e renda. Ele não é um indicador completo, pois não abrange dimensões como sustentabilidade e equidade, mas sua utilização é um ponto de partida, pois possibilita uma combinação de informações que geram uma visão mais realista da situação econômica, cultural e social de um país.

Quanto mais próximo de 1, melhor o Índice de Desenvolvimento Humano de um país. O do Brasil é 0,744 e ele está na 79ª posição global. Já o IDHM de Santa Maria é 0,784. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal utiliza os mesmos indicadores do IDH global, mas adéqua a metodologia ao contexto do país e à disponibilidade de indicadores nacionais. Mas queremos melhorar esse índice.

Para tal, através da gincana cultural, os estudantes foram desafiados a pesquisar, analisar, e criar propostas viáveis para o município de Santa Maria, no que se refere à educação, saúde, meio ambiente, cultura, economia, entre outros. 

A gincana do Ctism, além de incentivar o relacionamento cooperativo entre os integrantes de cada grupo, proporciona desenvolvimento criativo, sociocultural e intelectual dos participantes. As equipes serão constituídas de alunos dos Cursos Integrados ao Ensino Médio, Proeja, professores e técnico-administrativos.

Próxima etapa da gincana:

Dia 7 de novembro

8h30min: prova objetiva

10h: apresentação das propostas para o município de Santa Maria e mateada no hall do Ctism.

Assessoria de Comunicação do Ctism

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-23482

Publicações Recentes