No dia 15 de fevereiro, ocorrerá no auditório da Prefeitura de Santa Maria, a partir das 18h, uma capacitação voltada para os profissionais da saúde e agentes comunitários, com o tema “Dengue, Chikungunya e Zika”. O evento é promovido pelo Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde e terá a participação do médico infectologista do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Dr. Alexandre Vargas .
As inscrições podem ser realizadas pelo telefone 3921-7201 ou pelo e-mail nepessantamaria@gmail.com e no local.
O Zika vírus foi identificado em 1947 na Floresta Zika, em Uganda. A primeira infecção em humanos foi notificada em 1952 e, somente em 2005, o vírus passou a ter um potencial epidemiológico, após um surto ocorrido na Oceania em 2007.
No Brasil, a presença do Zika foi notificada em abril de 2015 por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e validado pelo Instituto Carlos Chagas. Desde então, o país está enfrentando uma luta constante contra o seu transmissor o mosquito Aedes.
O Zika está relacionado ao aumento do número de casos de microcefalia ocorridos no Brasil o ano passado e início deste ano, principalmente nas regiões Nordeste do país. A Organização Mundial da Saúde já considera que a epidemia de Zika deva aumentar com o decorrer do tempo e considerando a necessidade extrema do caso, campanhas de combate ao mosquito Aedes também já estão sendo realizadas no Brasil e mundo.
Capacitação – “Dengue/ Febre Chikungunya e Zika”
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria, rua Venâncio Aires, 2277, Centro.
Horário: 18 horas
Inscrições e informações: 3921-7201 ou pelo e-mail nepessantamaria@gmail.com e no local.