Escolhida pelo Ministério da Educação como um dos dias nacionais de combate ao mosquito Aedes aegypti, a última sexta-feira (4) foi marcada por mobilizações no campus central da UFSM.
Logo no início da manhã, cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores e técnico-administrativos, estiveram envolvidos na divulgação e nas ações da campanha “Controle o Mosquito, elimine essa ameaça”.
Para que tais atividades fossem viabilizadas, a UFSM criou o Comitê de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. O professor coordenador do comitê, Paulo Colusso, explica que a ideia é conscientizar e reforçar a necessidade das ações coletivas, não só para a comunidade acadêmica. Nesse sentido, no arco de entrada da universidade, uma equipe ficou encarregada de entregar adesivos da campanha aos que passavam por ali.
Em seguida, o grupo seguiu por uma caminhada, passando por diversos pontos do campus. Enquanto alguns alunos levavam banners de divulgação aos prédios dos centros de ensino, outros faziam a coleta de lixo pelo campus, a fim de erradicar os possíveis focos do mosquito.
No último dia de férias, as ações de limpeza servem também como forma de preparar o campus para o retorno às aulas. Nas próximas semanas, veteranos e calouros receberão uma cartilha com instruções sobre como prevenir a proliferação do mosquito.
Texto e fotos: Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias


