A Universidade Federal de Santa Maria retornou na segunda-feira (7) às suas atividades letivas.
Mais de 3,2 mil novos alunos de graduação são esperados para o início das aulas em todos os campi.
Durante a manhã de segunda, a movimentação foi grande no campus central. As tradicionais cenas de rostos pintados foram vistas nas recepções dos calouros, organizadas pelas turmas de veteranos em conjunto com as coordenações de curso.
Alguns cursos já se preparam para a realização de trotes solidários, mobilizando os acadêmicos em atividades de cunho social.
A partir deste ano, a UFSM inova na recepção aos calouros com a Semana da Calourada.
Por uma recepção humanizada
Veteranos e calouros aguardam ansiosos para as festas de integração do início do semestre letivo e os preparativos já começam desde cedo, ainda nas férias. Com a entrada dos novos estudantes, vem a tradição: o trote universitário.
Mas, antes de tudo, é preciso que quaisquer manifestações de recepção estejam inseridas na programação do curso e, dessa forma, sejam aprovadas pelos respectivos colegiados do curso.
A recepção aos calouros da instituição é regulamentada pela Resolução N. 003/2000, de 13 de abril de 2000 e, em sua essência, veda qualquer tipo de tratamento desumano, agressão física e/ou moral. A prática desses atos resulta na aplicação de sanções impostas pelo Regimento Central da UFSM e pode acarretar ao responsável desde advertências até a suspensão ou desligamento da universidade.
O portal da Ouvidoria da UFSM permite o diálogo com a comunidade universitária e com a população em geral. Denúncias, reclamações, elogios e sugestões podem ser enviadas pelo link.
Texto e fotos:Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias




