Esta segunda-feira (14) é dia de festa para os apreciadores da Matemática e dos números: é o Pi-Day UFSM.
A data é celebrada desde 1988, quando Lary Shaw, um físico e professor do museu Exploratorium de San Francisco, EUA, resolveu convidar alunos e funcionários pra comemorar a aproximação do PI, 3,14, de acordo com o calendário americano. É uma celebração muito popular nos EUA e na Europa, onde os institutos de Física e Matemática e os Centros de Ciências Exatas costumam distribuir tortas e pizzas gratuitamente para comunidade acadêmica, além da realização de gincanas, concertos e palestras.
Segundo Eduardo Ruedell, aluno de graduação da UFSM e um dos organizadores do evento, “ainda somos um pequeno grupo por aqui, fazemos tudo por conta própria e essa é nossa segunda edição oficial. Até onde sabemos, somos a única universidade, pública ou privada, que comemora o dia do PI, no Brasil”.
A programação conta com duas atividades. Às 10h, na sala 1121 do prédio 13 (CCNE), o professor Lucio Dorneles fará um apanhado de curiosidades sobre o PI, a data, a história da matemática, entre outras.
Às 13h30min, haverá a confraternização com a tradicional torta (Pi-Pie), no espaço de convivência do CCNE, térreo do prédio 13.
As atividades são abertas à comunidade e os organizadores esperam reunir, a cada ano, mais pessoas para esta comemoração.
Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE