O Centro de Processamento de Dados (CPD) lançou um projeto de expansão da internet no campus da UFSM. Segundo o diretor do CPD, Gustavo Chiapinotto da Silva, a ideia é a instalação de pontos de rede wireless externa e interna em diversos locais, como a Biblioteca, o Planetário e o gramado em frente ao Espaço Multiuso.
“Começamos com caráter experimental ano passado, ao colocar pontos nos pavilhões do Centro de Eventos para o Descubra UFSM. Como o resultado foi bem positivo, nos preparamos para expandir para outras áreas”, afirmou o diretor. Os projetos da colocação de rede vinham desde 2012, porém foi preciso aguardar a chegada dos equipamentos.
Segundo Gustavo, há 1,6 mil usuários conectados na rede já existente no RU Central, Centro de Eventos, Centro de Tecnologia e no Centro de Educação.
Os próximos pontos para a implantação da rede são o RU 2 e o Planetário. A previsão é de que todas as áreas externas possuam conexão até o fim do semestre.
A ideia surgiu a partir de uma pesquisa que demonstrou uma demanda de maior conectividade no campus, devido ao aumento do uso de notebooks e smartphones pelos alunos e funcionários da universidade. O projeto inicial era da instalação de wireless em seis prédios, mas notou-se que a necessidade era de uma rede maior, expandindo então para as demais áreas.
Para poder se conectar na rede, o usuário, estudante ou funcionário, deve inserir seu CPF e sua senha no respectivo portal. Para visitantes, as redes ficam disponíveis somente em eventos.
Gabriela Pagel e Taísa Medeiros, acadêmicas de Jornalismo, bolsistas da Agência de Notícias
