No dia 30 de março, um grupo de cerca de 20 estudantes da Engenharia Florestal da UFSM partiu rumo a Jacuizinho e Salto do Jacuí para participar de atividade organizada pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Centro Serra (Nedet Centro Serra) nas comunidades quilombolas de Rincão dos Caixões e Júlio Borges.
Neste dia, um conjunto de representantes de entidades públicas dos governos federal, estadual e municipal (UFSM, SDT/MDA, Nedet Centro Serra, Incra-RS, SDR-RS, Emater-RS, secretarias municipais de Agricultura) se reuniu com as comunidades para tratar das alternativas para seu reconhecimento como produtores rurais, através do registro das famílias para fins de obtenção de talão de produtor quilombola.
Para os estudantes da Engenharia Florestal da UFSM, foi uma oportunidade para aproximar-se da realidade das comunidades quilombolas, conhecer as políticas destinadas para esse público e as formas como vêm sendo implementadas, atendendo os objetivos da disciplina “Extensão e Comunicação Rural”, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (CCR), na qual estão matriculados. Ao mesmo tempo em que aprenderam, os alunos participaram na construção da mudança nas condições de cidadania das famílias quilombolas ao contribuir no preenchimento dos formulários de registro.
Da experiência depreende-se a importância da colaboração interinstitucional e da articulação entre ensino-pesquisa e extensão, o que foi possibilitado pela existência de projeto de extensão que prevê atuação continuada de equipe da UFSM no território centro-serra. Do mesmo modo, ressalta-se a importância de contar com a infraestrutura de transporte da UFSM necessária para o deslocamento dos estudantes às comunidades rurais.
O Nedet Centro Serra é um projeto de extensão da UFSM que tem por objetivo assessorar o Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território Centro Serra com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável em seus municípios, com apoio financeiro do MDA-CNPq, sob a coordenação do professor José Marcos Froehlich, do departamento e PPG em Extensão Rural.
Colaboração: Vivien Diesel
Foto: divulgação
