A crise econômica e política nacional virou motivo de debates em rodas de conversas, programas de televisão e até mesmo nos espaços mais informais. Em todos os lugares se comenta, se opina e se pensa sobre o momento atual do Brasil. Mas mais do que apenas comentar, é preciso ouvir. Com esse intuito, debates vêm sendo promovidos nas universidades e escolas. Na UFSM não é diferente.
Promovida pela Instituição dentro do ciclo anual de palestras Caminhos do Saber, a palestra “Da semiestagnação à depressão (2011-2015): o fracasso da nova matriz, o fim do boom de commodities e a crise fiscal”, realizada na manhã desta sexta-feira (6), no auditório do prédio 74C, teve como palestrante José Luiz Oreiro, doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB).
Em sua explanação, Oreiro afirmou que a crise financeira é um reflexo de dois fatores: de uma mudança estrutural que já vem ocorrendo há duas décadas, principalmente devido à desindustrialização, e também da conjugação desfavorável de fatores internos e externos, que o palestrante chamou de “tempestade perfeita”.
Ambos os fatores, segundo Oreiro, acabaram transformando o que seria apenas uma desaceleração do ritmo de crescimento em uma recessão de tamanho bastante considerável.
Antes da fala de Oreiro, o vice-reitor, Paulo Bayard Dias Gonçalves, fez uma breve abertura, destacando a importância de investimentos em ciência e tecnologia. “Se não investirmos em ciência e tecnologia, nosso país vai ter problemas graves no futuro”, comentou.
Na ocasião, a Editora UFSM comercializou exemplares do livro “A teoria econômica na obra de Bresser-Pereira”, lançado pela Editora UFSM e organizado por José Luiz Oreiro, com 20% de desconto.
Conforme Oreiro, o objetivo, ao organizar o livro, foi fazer uma coletânea de artigos que apresentassem a contribuição de Bresser-Pereira para o pensamento econômico, além de homenageá-lo pelos seus 80 anos de idade.
Texto: Taísa Medeiros, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Raquel de Moraes, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Notícias

