O site do Núcleo de Tecnologia Educacional foi reformulado em comemoração aos cinco anos de atividades do setor. As novidades vão melhorar o acesso dos professores e alunos que usam o Moodle, porque agora o site funciona em qualquer dispositivo, seja ele computador, tablet ou celular.
Além disso, o design do site está mais moderno e adaptado para quem tem necessidades especiais. A partir de agora, deficientes visuais que usam programas de leitura de tela terão mais facilidade para encontrar informações, e deficientes auditivos contam com um boneco que traduz o áudio dos vídeos em Libras.
“O site do NTE e do ambiente virtual que a gente utiliza aqui são uns dos sistemas mais acessados da UFSM, então, precisa estar sempre disponível para todos os alunos”, informa o analista de tecnologia de informação Alexandre Schlöttgen.
Mesmo com tantas ferramentas novas, o site não demora para abrir na internet. “O site foi otimizado para carregar mais rápido, independentemente do tipo de internet que o aluno tiver. Por exemplo, um usuário EaD que for morar em uma cidade que não tem uma velocidade de internet tão boa vai conseguir acessar da mesma forma e assistir aos vídeos”, explica o designer Carlo de Moraes.
NTE Tube
Outra novidade para o aniversário é o NTE Tube, uma plataforma para vídeos que reúne tudo o que é gravado pelo setor: videoaulas, materiais de divulgação, entre outros. No NTE Tube, o professor pode anexar materiais ao vídeo, como uma lista de exercícios, um esquema em PDF e o que for preciso para complementar a aula. É possível fazer o download e compartilhamento de todos os vídeos, que são catalogados conforme o assunto dos vídeos.
Para garantir todas essas atualizações, o Núcleo dispõe de uma equipe com profissionais das áreas de tecnologia da informação, design, pedagogia, letras e comunicação que desenvolvem campanhas, ilustrações, diagramação de livros, apostilas, materiais didáticos, além de gravar e editar videoaulas e conteúdos educativos do audiovisual.
“O que queremos com tudo isso é facilitar aos professores e alunos o uso das tecnologias educacionais. Por isso, nosso núcleo conta com especialistas de todas as áreas do conhecimento em equipes multidisciplinares”, complementa o coordenador do NTE, professor Paulo Roberto Colusso.
Texto: Fabiana Lemos, Estúdio do Núcleo de Tecnologia Educacional
Foto de capa: Divulgação