Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Arquivologia da UFSM comemora 40 anos



Do dia 15 de julho até o dia 15 de agosto está aberto um edital para ajudar o Curso de Arquivologia da UFSM a contar sua história. Neste período é válida a ‘Chamada de relatos sobre a história e a memória do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria’, que integra o calendário de comemorações dos 40 anos do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Podem inscrever histórias técnico-administrativos em educação, professores e estudantes que passaram ou estão hoje vinculados ao Curso. A chamada tem por objetivo incentivar a retomada de memórias e história do Curso de Arquivologia da UFSM, a fim de se obter subsídios para uma publicação sobre os seus 40 anos.

O Curso tem como marco o Ato Solene de instalação no dia 18 de abril de 1977, quando o professor José Pedro Esposel esteve em Santa Maria para a inauguração do primeiro curso superior de arquivo instalado em uma universidade federal, a de Santa Maria, integrando o Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas (CCJEA).

Retornando à cidade em 1979 para a formatura da primeira turma como paraninfo, Esposel, em seu discurso, já afirmava que era preciso crer na importância da função do arquivista que entre outras coisas influencia na produção documental, racionaliza o fluxo administrativo de informações, avalia, preserva e disponibiliza documentos e informações, agitando a vida cultural da comunidade.

Edital de chamada de relatos e os modelos de como produzir o texto e a carta de cessão estão no site do curso.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-27519

Publicações Recentes