A Associação dos Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso, interessada em defender e preservar a memória do município e da região, preparou, por intermédio de seus associados, um documento a ser dirigido ao Setor de Periódicos da Biblioteca Nacional (BN), do Rio de Janeiro, solicitando a digitalização das coleções dos jornais Diário do Interior e O Combatente existentes no acervo da Biblioteca.
Se forem digitalizados pela BN, os jornais O Combatente dos anos de 1889, 1890, 1891, 1894 e 1895, e Diário do Interior de 1924 a 1938 poderão integrar o acervo da Hemeroteca Digital Brasileira. A Hemeroteca Digital é um meio fácil de realizar pesquisas sobre a história do país pois disponibiliza o acervo de periódicos de todo o Brasil em um só lugar, sendo consultado no link.
Representantes de instituições de Santa Maria e região interessados em assinar o documento de modo a fortalecer a solicitação a ser encaminhada pela Associação podem agendar com a equipe da Casa de Memória Edmundo Cardoso até o dia 16 de agosto, nas terças, quartas e quintas-feiras à tarde, pelo fone 3221-3154 ou pelo e-mail casamemoriaedmundocardoso@
Na UFSM, o Curso de Arquivologia/CCSH já está apoiando esta iniciativa.