O software CND (Compositional Nutrient Diagnosis) – Uva foi desenvolvido por professores vinculados ao Departamento de Solos e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da UFSM, juntamente com professores da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e da Université Laval, do Canadá, além de profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O CND-Uva é uma ferramenta complementar à recomendação oficial da cultura, como aquela proposta pela Comissão de Química e Fertilidade do Solo para os Estados do RS e SC.
O conceito CND expressa a composição mineral dos tecidos vegetais na forma de teor de nutrientes ou valores relativos, que é a informação numérica básica para estabelecer o diagnóstico do estado nutricional das plantas. O método emprega a análise composicional e a análise de componentes principais dos dados e, por isso, possui potencial elevado para melhorar a sensibilidade do diagnóstico da cultura em estudo.
Para utilizar gratuitamente o software CND-Uva, basta acessar o site, onde também estão disponíveis os softwares CND-Goiaba e CND-Manga.