As tesouras e os barbeadores da equipe de voluntários que participaram, na quinta-feira (11), da ação “Pai Bonito é Pai Saudável”, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), não tiveram folga.
Pelas mãos habilidosas de sete alunos e do professor da escola Centher Hair, muitas cabeças e rostos voltaram para casa diferente. A atividade realizada em homenagem ao Dia dos Pais teve como objetivo promover o autocuidado dos homens por meio de um trato no visual e orientações sobre saúde.
Foram distribuídas 60 fichas de atendimento para funcionários, pacientes e acompanhantes. Os voluntários não ficaram nenhum momento com suas cadeiras vazias.
“É muito gratificante realizar esse tipo de trabalho. Sempre buscamos fazer com que nossos alunos tenham contato com realidades diferentes das que eles estão acostumados no dia a dia”, afirma o proprietário e instrutor do curso, Custódio Pereira.
Enquanto aguardavam a vez para dar uma repaginada no visual e aproveitar o domingo em família, os pais puderam conferir cartazes com dicas sobre alimentação saudável, a importância de realizar exames preventivos regularmente e sobre a prática da atividade física. Todos preparados por profissionais do Husm. Acadêmicos da Educação Física e bolsistas da ginástica laboral do Husm realizaram uma aula com movimentos de Yoga e colocaram todo mundo para se mexer.
O servidor do setor de jardinagem do hospital, Douglas D’Avila, vai passar o primeiro Dia dos Pais com a filha de seis meses. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um corte de cabelo. “Achei a iniciativa bem bacana e gostei muito do atendimento recebido pelos profissionais”, afirmou.
Para o paciente Noé Ferreira, a ação foi revigorante. “Foi um momento de descontração para sair da rotina hospitalar. Me trato aqui há um ano. Foi um presente para comemorar o Dia dos Pais com meus dois filhos e quatro netos”, elogiou.
A ação “Pai bonito é pai saudável” foi proposta pela Unidade de Comunicação do Husm, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) e contou com o apoio do Serviço de Hotelaria para o transporte dos voluntários, do Serviço de Manutenção, que providenciou a instalação elétrica necessária para o funcionamento dos secadores, com a equipe da marcenaria, que confeccionou os estandes para fixação dos cartazes, com o Serviço de Higiene, que garantiu a limpeza do local, além do apoio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), que forneceu os preservativos para distribuição gratuita e os fôlderes com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Com informações e foto da Assessoria de Comunicação do Husm
