O 2º Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório do CCSH (prédio 74C), das 19h às 23h, tendo como tema central “Políticas públicas de formação docente”. Considerando as questões que envolvem as ações afirmativas e seus impactos políticos e sociais, especialmente no âmbito da educação, o evento, organizado pelo Observatório de Ações Afirmativas da UFSM, objetiva analisar e discutir os processos constituintes da formação e da prática docente em um contexto de diversidade étnica e sócio-cultural nos ambientes educacionais.
A ênfase está nas novas características resultantes, ao longo dos últimos anos, por decorrência da implementação de políticas mais amplas de acesso às universidades e na produção de análises sobre seus efeitos na formação docente e na própria atuação dos profissionais, então confrontados com situações novas, em um processo que apresenta diferenças com a realidade anterior e abre perspectivas analíticas e críticas, na busca de fatores explicativos sobre o tema.
A aproximação entre ações afirmativas e formação docente possibilita, ainda, a discussão, a partir de diferentes abordagens e perspectivas, de questões que envolvem os processos de ensino-aprendizagem em um cenário de diversidade, seja em universidades, seja na Educação Básica.
O seminário também discutirá os limites e obstáculos enfrentados no processo de formação docente diante desse novo contexto.
O evento, além disso, se constitui em um espaço para a apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa que tratem das políticas públicas em geral, em seus variados aspectos, abordando os processos de formulação, implementação e avaliação, incluindo políticas de permanência, de assistência estudantil e políticas sociais.
Mais informações, programação e inscrições no site do evento.