O grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e
Educação (GPForma) promove o 6º Colóquio Formação de Professores: Novas
Teorias, Novas Práticas. O evento visa a divulgar os resultados do projeto de
pesquisa “Catástrofe, trauma e resistência: experiência estética na
formação de professores”. Um dos objetivos do projeto foi entrevistar
professores da UFSM que perderam alunos na tragédia da boate Kiss, ocorrida no
dia 27 de janeiro de 2013, visando a saber o que mudou depois disso em seu
cotidiano pedagógico. O colóquio ocorre de quinta-feira (10) a sábado no
auditório 109 do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) – prédio 14 do campus
sede da UFSM.
A ideia do projeto era investigar algumas obras de autores
que se debruçaram sobre o tema do holocausto nos últimos tempos, na perspectiva
da literatura de testemunho, para tecer cruzamentos entre as noções de
catástrofe, trauma e resistência. A partir do confronto de uma experiência como
a tragédia da Kiss com o legado teórico acumulado, pretendeu-se perceber a
relação entre a teoria e a prática na formação de professores sob a perspectiva
da discussão ética e estética. Nesse aspecto, se fez necessário perguntar qual
é o papel da educação em face dessa problemática.
A temática será enfocada na mesa de abertura do colóquio,
intitulada “Aprender com a dor, ensinar por amor”, coordenada pelo professor
Amarildo Luiz Trevisan. A palestra da mesa “Faixas pretas sobre o arco, o ciclo
de uma tragédia na voz dos professores” será proferida pela psicóloga Rosana
D’Orio Bohrer, pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
da UFSM. Essa edição do colóquio terá como convidado especial o professor
Joaquin Paredes, da Universidade Autônoma de Madrid, que vai falar sobre o uso
das tecnologias no campo da educação. A programação inclui ainda apresentação
de projetos e defesas de mestrado e qualificação ao doutorado.
Instruções para inscrição e a programação completa do
evento, que conta com o apoio do NTE e do PPGE, constam no blog do colóquio.