Como pais e professores podem contribuir para que seus
filhos e alunos se apropriem da leitura a fim de utilizá-la como ferramenta
para novas aprendizagens? Foi com o objetivo de construir pontes, estabelecer
um contato mais próximo e criar maior cumplicidade entre pais, professores e
pesquisadores que o último lançamento da Editora UFSM foi concebido. O livro O que Precisamos Saber sobre a Aprendizagem da
Leitura: Contribuições Interdisciplinares foi organizado por Onici Claro
Flôres e Rosângela Gabriel e já está disponível na página editoraufsm.com.br,
nas livrarias e distribuidores parceiros.
Na sinopse da obra, afirma-se que “o desinteresse
demonstrado pela leitura entre os jovens pode ter origem no descaso por ela
evidenciado entre os mais velhos, pela pouca valia que atribuem no seu dia a
dia. Assim, sem dúvida, os resultados obtidos pelos jovens leitores brasileiros
em testes oficiais são alarmantes. Mas, talvez, o que esteja faltando seja
assumir um compromisso de modificar a situação reinante, bem como um esforço
conjunto, direcionado no sentido de tornar a leitura uma prática cotidiana na
vida de crianças e jovens, de parte de pais e professores”. Informações e
opiniões relevantes sobre o tema são expostas ao longa das 208 páginas do
livro.
Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Editora UFSM
