O Colégio Politécnico da UFSM deu início às negociações para um acordo de cooperação com o Banco Central do Brasil que visa à troca de informações e à realização de pesquisas e atividades de extensão sobre cooperativismo de crédito.
A ideia de uma colaboração entre as duas instituições surgiu durante a edição de 2016 do Simpósio de Gestão de Cooperativas, organizado pelo curso de Gestão de Cooperativas do Colégio Politécnico. As conversas se iniciaram durante a participação no evento de Harold Espínola, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc) do BC.
Em 1º de fevereiro, foi realizada, em Brasília, a primeira reunião presencial para estabelecer as possibilidades que seriam abertas com a parceria. Conforme conta o coordenador do curso de Gestão de Cooperativas, professor Gabriel Murad Velloso Ferreira, que esteve na reunião, o objetivo é que o Banco Central compartilhe informações que sirvam de base para pesquisas, e que essas pesquisas apóiem a tomada de decisões por parte do BC, bem como subsidiem ações de extensão em educação financeira e capacitação de gestores e conselheiros de cooperativas de crédito.
O acordo geral deve ser negociado ao longo deste ano, mas já está estabelecida a primeira parceria com o uso de dados do BC na tese de doutorado da professora do Politécnico, Marindia Brachak dos Santos. O trabalho integra o Programa de Pós-graduação em Administração da UFSM e tem como tema “governança nas cooperativas de crédito”. O acerto foi feito em videoconferência realizada no dia 14 de fevereiro.
Segundo o professor Gabriel Murad, a parceria traz importantes avanços para as pesquisas realizadas na Universidade, considerando-se os novos dados que poderão ser acessados. Murad destaca a criação da linha de pesquisa em estudos de cooperativismo de crédito dentro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Organizações Coletivas, do Colégio Politécnico. E faz o convite: “Chamamos àqueles que têm interesse no tema para que nos procurem e venham fazer parte desse trabalho”.
Foto: Multiweb
